TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Liderança

Exames: Gestao E Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 11

1-INTRODUÇÃO

GESTÃO E LIDERANÇA DE EMPRESAS FAMILIARES

O estímulo ao mercado interno e as fortes tendencias para abertura de capital, estimularam a economia do pais e aumentaram as as perspectivas economicas, com isso surgiram novas oportunidades e desafios para as empresas familiares. A dificuldade do processo de profissionalização é a principal caracteristica deste estilo de empresa, onde os cargos de poder e liderança são sempre direcionados a pessoas de confiança, não sendo levado em consideração o estudo, a preparação ou até mesmo a vocação desta pessoa para o cargo de liderança em especifico.

Iremos abordar e analisar a gestão e liderança na empresa QUICK LOGISTICA, gerando uma discussão sobre o comportamento e características do processo de decisão. Interpretar a realidade organizacional, identificar os principais aspectos que afetam o processo decisório e criar uma expectativa sobre como liderar sem comprometer o sucesso da organização no mercado.

Alguns problemas basicos são enfrentados nestas empresas, em decorrência dessa falta de preparação, a inexistência de relatórios para a realidade financeira e mercadológica da empresa, a centralização de informações bem como sistemas inadequados, crescimento desordenado e choque de gerações entre os atuais lideres e os sucessores são problemas constantes e diários.

2- JUSTIFICATIVA

A grande competitividade do mercado interno encontrado atualmente pelas empresas familiares nos leva a crer que o tipo de gestão adotado impacta em varias decisões que influenciam no sucesso ou fracasso da organização. É possivel compara-las com outras empresas do setor atraves de critérios de excelência bem fundamentados, buscando referenciais comparativos, proporcionando, assim, uma melhoria continua. O processo de melhoria que se espera por parte das empresas depende exclusivamente do entendimento por parte dos gestores, da nova dimensao do mercado, compreendendo que empresas bem fundamentada em se tratando de organização e controles tendem a crescer e se estabelecer forte no mercado com essas melhorias básicas.

3- OBJETIVOS

O objetivo dete trabalho é determinar quais os pontos fortes e fracos da organização, e o que se deve ser priorizado na busca de uma getao integrada, dentre os pontos fortes podemos citar dentre eles:

 Controle da infulencia familair, missão de excelência e ética;

 Lealdade e receptividade das steakholders;

 Orgulho, paixão, senso de dever, persistência e resiliência.

 Ousadia.

 Estabilidade do grupo proprietário e da liderança do negocio.

 Uso inteligente do dinheiro.

 Perspectiva paciente, voltada para o longo prazo: planos, investimentos e relacionamentos.

 Oportunidade para transformar o negocia quando for possível ou necessário.

Quanto aos pontos fracos podemos citar:

 Mania de controle

 capital insuficiente e mal alocado, sobrecarga operacional e sigilo.

 Extrema lealdade, a produtos, tecnologias e locais tradicionais.

 Conflitos familiares

 Mentalidade que aceita o baixo desempenho.

 Dificuldade para atrair e reter profissionais talentosos de fora da família.

 Estagnação estratégica.

 Reinvestimento insuficiente

 Decadencia do portfólio com o passar dos tempos

 Longos mandatos da liderança.

3.1 GERAL

O objetivo geral deste trabalho é identificar como a empresa abordada, lida com os diferentes metodos e meios para se alcançar os resultados esperados, levando em consideração o estilo de liderança utilizado, o modelo de gestao, e as praticas administrativas que impactam diretamente no resultado final esperado.

3.2 ESPECIFICOS

A abordagen de novas ideias e praticas administrativas, pode mudar o conceito sobre o modelo de emprsa familiar. Levando em consideração os resultados das pesquisas à se realizar, temos como objetivo levantar ideias e propor novas praticas de gestao e liderança, que viabilizem a competitividade desta empresa no mercado em que participa.

4- REFERENCIAL TEÓRICO

Liderança é compreendida como a conexão dos atributos dos líderes, ou seja, hábitos, traços de personalidade, competências, comportamentos, estilos, habilidades, valores e caráter com os resultados desejados pela organização (ULRICH ET al. 1999). Também é entendida como um processo simultâneo, contínuo e de mútua influência dentro de uma equipe, caracterizado pela emergência de líderes oficiais e não-oficiais (ENSLEY ET al., 2006).

Liderança não é sinônimo de gerência, embora cada gerente deva ser um líder. Infelizmente muitos sabem pouco do que a liderança exige (Marcheti, 1977). Podemos destacar ainda que motivação seja sinônimo de liderança. O sucesso de um líder pode depender quase que exclusivamente de sua capacidade de motivar outras pessoas. Ghoshal (1999), afirma que, todas as pessoas, começando pelos diretores do mais alto escalão, devem agregar valor à empresa no novo modelo de gestão, mas de uma forma diferente da filosofia utilitarista dos relacionamentos ocasionais sobre os quais se apoiavam o velho paradigma. Atualmente as responsabilidades dos líderes mudaram: no passado a estratégia era ditada pela diretoria e os funcionários eram seus reféns, pois se limitavam a programar-la com lealdade e obediência. Nos tempos atuais, cada funcionário é responsável pela excelência da companhia na sua área e deve contribuir para a competitividade e para a definição da estratégia.

O grande desafio dos líderes é fazer com que o liderado perceba como os objetivos pessoais podem se harmonizar com os objetivos do grupo e, por conseguinte, da organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com