TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Esportiva

Dissertações: Gestao Esportiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  4.264 Palavras (18 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 18

Gestão esportiva: competências e

qualificações do profissional de Educação Física

Gestión deportiva: competencias y cualificaciones del profesional de Educación Física

*Discente da Faculdade de Educação Física

**Orientadora e Docente da Faculdade de Educação Física

Universidade de Santo Amaro

(Brasil) Thais Melo Ferraz*

Pedro Costa Lopes*

Ana Carolina Teotônio*

Profª. Ms. Solange de Oliveira Freitas Borragine**

thais_898@hotmail.com

Resumo

Este artigo tem o objetivo de verificar as competências e qualificações necessárias do profissional de Educação Física para a atuação na área de gestão esportiva. Para essa finalidade utilizamos como metodologia, a revisão bibliográfica. Constata-se que a expansão do mercado do setor esportivo e de fitness, o tornou muito participativo na produção de riqueza no Brasil e no mundo inteiro, não aceitando mais gestores “amadores”, passando a exigir profissionais altamente capacitados a fim de gerir as empresas relacionadas ao ramo. Cursos de graduação e especialização já oferecem boa base para a formação desses profissionais. Porém, quais são as competências que eles devem ter para tornarem-se gestores de qualidade? Concluímos que não são apenas as competências adquiridas durante a formação acadêmica que formam o gestor, há também competências advindas de seu ambiente e convívio social. A partir disto, exploramos todas as competências pertencentes ao bom gestor através de ferramentas teóricas sobre a gestão, bem como seus principais processos aplicáveis à administração esportiva. Podemos registrar que esse gestor pode ser um administrador especializado na gestão esportiva, ou também um educador físico, o qual já possui grande conhecimento técnico específico da área. Ao segundo deve-se somar especialização em gestão esportiva, a fim de se aprofundar na administração e gestão, reunindo todas as capacidades necessárias a tal função.

Unitermos: Profissional de Educação Física. Gestão esportiva. Competências. Cualificações.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 147, Agosto de 2010

1 / 1

Introdução

De uns anos para cá, empregou-se na mídia e espalhou-se na sociedade como um todo a importância de manter-se saudável e praticar atividades físicas, com o intuito de alcançar maior longevidade e prevenir diversas patologias, como as doenças crônico degenerativas, que crescem a cada dia entre a população mundial, se tornando uma epidemia dos tempos modernos. Decorrente disso, observamos uma crescente demanda populacional à prática de atividade física, e grande parte das pessoas buscam estúdios de treinamento personalizado, academias de ginástica e clubes esportivos, a fim de ter o acompanhamento e direcionamento de um educador físico.

Diante desse quadro, o mercado exige um profissional preparado e capaz de gerir uma empresa do ramo esportivo e fitness. Porém, será que os profissionais da área da Educação Física possuem qualificações necessárias para atuar nessa vertente?

Conforme destacado por Schell (1995), os gestores têm um compromisso com o crescimento da organização, e a maneira de transplantar a estrutura do gerenciamento para a criatividade do gestor se dá por meio de uma combinação de técnicas gerenciais e flexibilidade empresarial, o que significa uma vida inteira lidando com pessoas.

Nos dias de hoje, separar a existência do ser humano do seu ambiente de trabalho é uma missão impossível. De um lado, o trabalho toma a maior parte do tempo da vida das pessoas, que dependem dele para sua subsistência e sucesso pessoal, já as organizações voltadas à prática esportiva dependem diretamente dessas mesmas pessoas para operarem, produzirem, atenderem seus clientes, prestarem serviços; enfim, dependem essencialmente das pessoas para funcionarem e assim obterem seu estimado retorno.

Os administradores dessas instituições que oferecem serviços voltados à prática do exercício físico e ao esporte geralmente são ex-professores ou técnicos que não possuem obrigatoriamente a qualificação necessária para sua função ou administradores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a área de Educação Física, logo, nem sempre capacitados para conquistarem a meta desejada pela empresa.

Portanto, a metodologia empregada para este fim é a de revisão bibliográfica, com o objetivo de verificar quais competências e qualificações o profissional de Educação Física deve ter para que atue na área da gestão esportiva ou fitness, a fim de atender ao mercado profissional que vem crescendo a cada dia.

Com esta crescente exigência de mercado de trabalho do profissional de Educação Física e diante da necessidade de se identificar pessoas para a atuação como gestor nesta área, esta pesquisa pretende contribuir para a obtenção de um maior conhecimento sobre o que é necessário buscar para que o profissional tenha uma efetiva atuação e conseqüentemente, contribua para a obtenção dos resultados desejados pela empresa.

Acreditamos que os profissionais atentos e preocupados que buscam conhecimentos sobre gestão empresarial, terão maiores e melhores oportunidades na sua área.

1. Gestão esportiva

Segundo Zouain e Pimenta (2003), a gestão esportiva existe há muitos séculos, desde os gregos, quando Herodes, Rei da Judéia, foi presidente honorário de jogos que atraíam multidões para ver os combates entre os gladiadores ou animais, quando uma cerimônia maravilhosa abria as competições, seguidas de disputas atléticas que serviam de entretenimento para milhares de pessoas.

Nos dias de hoje o conceito de gestão esportiva incorporou-se ao conhecimento acadêmico e, com bases neste apontamento, vamos compreender o que é o termo gestão esportiva. Segundo Parkhouse (1996) apud Zouain e Pimenta (2003)

“A gestão engloba todas as áreas relativas ao esporte tais como: turismo, hotéis, equipamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com