TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Fianceira

Trabalho Escolar: Gestao Fianceira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  4.467 Palavras (18 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

1 Introdução ...........................................................................

1 INTRODUÇÃO

Muitos empresários, administradores e contadores vêem a gestão

financeira e o orçamento empresarial como uma ferramenta que,

auxilia o planejamento do fluxo de caixa das empresas.

Muitos cantadores e administradores começaram a vê-lo como uma

Importante ferramenta que tem sua virtudes, em auxiliar as empresas,

A planejar e controlar suas atividades, para facilitar a tomada de

decisões.

O objetivo deste trabalho e divulgar o conhecimento adquirido na sua

Realização, já que estas ferramentas do saber, serão de grande

importância na atividade diária do contador.

Nos dando grande conhecimento na área de legislação sobre as leis

que regem o empresário e as empresas desde sua constituição ate a

razão da contribuição previdenciária, com uma grande ênfase em

atuaria.

1 Gestão financeira e orçamento empresarial

1.1 Conceitos gerais

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

Os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados.

O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.

Na dinâmica da atividade diária, muitas coisas acontecerão que podem não

ter sido previstas no momento da preparação orçamentária. [...] e, mesmo que um objetivo seja atingido – o lucro, por exemplo – é quase inevitável que não seja atingido exatamente da mesma forma que foi planejada e incorporada nos orçamentos. Alguns departamentos respeitarão seus orçamentos, outros os excederão e ainda outros poderão sair totalmente deles. (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 35).

Os resultados atingidos em cada departamento serão registrados e comparados com o orçamento e, se houver grande divergência, será realizada uma espécie de investigação para decidir se é um incidente que será recuperado no próximo mês, uma falha grave e todo orçamento será repensado, ou se o orçamento original será mantido e algo será feito no restante do ano para superar a falha.

Os desvios do orçamento precisam ser considerados e todos os departamentos devem empenhar-se para ainda alcançar a meta. E se mesmo assim ela não for alcançada, se estabelecerá uma meta de desempenho revisada.

O sistema orçamentário não funciona sem habilidades e conhecimento dos gerentes de linha para identificar resultados estranhos e chegar à conclusão correta sobre as causas.

Algumas variações acontecem de maneira regular e não causam alarmes se oscilarem dentro de um parâmetro determinado, mas outras merecem atenção mesmo que ocorra uma mínima variação.

Mesmo que a meta seja alcançada, o processo orçamentário não estará finalizado. A empresa precisa sempre aperfeiçoar e mudar sua forma de trabalho, pois nenhum sistema orçamentário será seguro se for mantido ano após ano sem mudanças e aprimoramentos.

1.2 Principais decisões de investimentos

A decisão de investimento se torna complexa por envolver diversos fatores, inclusive de ordem pessoal do gestor, assim, é necessário que este utilize modelos teóricos para explicar e prever suas decisões pessoais. Em princípio, o desafio na decisão de investimento é definir o retorno esperado e aplicar em investimentos que apresentem condições de garantir este retorno. No entanto, surge a dificuldade para avaliar os ganhos futuros e riscos de um potencial investimento.

1.3.1 DECISÃO DE INVESTIMENTOS

A decisão para investimento em ações nas empresas pode ser amparada por

diversas técnicas, sendo que de forma geral, segundo Chaves (2004), estas técnicas seguem duas grandes linhas – a Análise Fundamentalista, que consiste na projeção de preços considerando os dados da empresa em relação à economia do país e do setor em que opera; e a segunda grande linha conhecida como – Análise Técnica, em que a projeção de preços consiste em dados de volume e valores estatísticos do mercado acionário.

O risco econômico está relacionado à conjuntura, ao mercado e ao planejamento

da empresa - suas vendas, seus preços e custos, os investimentos que realiza.

O risco financeiro está diretamente ligado ao endividamento da empresa e sua capacidade de pagamento.

1.3.2 Risco e Retorno

Como se determina o retorno exigido de um investimento?

Quanto maior o risco, maior o retorno exigido.

1.3.3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com