TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Financeira E Orçamento Empresarial

Trabalho Escolar: Gestao Financeira E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  2.177 Palavras (9 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3

NOÇOES DE ATUARIA 4

DIREITO EMPRESARIAL 7

REFERENCIAS...........................................................................................................8

1. GESTAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Uma empresa precisa de boa gestão financeira, para que os resultados promovam o desenvolvimento de competências para controlar, analisar, planejar e simular as informações financeiras para uma eficiente tomada de decisões. Para isso a administração financeira deve englobar as variáveis como a conexão de critérios para clientes, o planejamento empresarial, a analise de investimentos ou meios variáveis para a obtenção de recursos entre outros.

Tais medidas devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho e o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores caminhos para a condução financeira dos negócios.

1.1 CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA

A administração financeira visa uma maior rentabilidade possível sobre o investimento efetuado pelos sócios ou acionistas, através da melhor utilização de recursos. Por isso todos os aspectos, de uma empresa estão sob a visão da administração financeira.

“O sucesso será conseqüência de uma boa administração financeira”.

A administração financeira conta com a ajuda do orçamento empresarial; que é um instrumento de planejamento e controle que se torna de grande relevância para as empresas. Ele estabelece com antecedência as ações a serem executadas e os recursos que serão despendidos, ou seja, a empresa o quanto deseja produzir para alcançar a receita proposta e a partir daí tem que analisar quais recursos vai disponibilizar para que consiga produzir o almejado, isso significa que ela precisa saber qual custo terá com Mao de obra, matéria prima e se vai precisar investir no imobilizado.o orçamento deve ser acompanhado diariamente e sempre comparando o orçado com o executado para que sejam feitos os ajustes necessários, pois fatores externos como a economia, mercado, moeda, tecnologia, cenário social, legal, fiscal e concorrência influenciam diretamente no mesmo.

Depois de analisado todos os fatos externos, se torna necessária a analise interna que avalia os recursos humanos como investimentos, sistemas de informação, equipamentos, tecnologia e capacidade de produção para que tudo favoreça a elaboração perfeita do orçamento.

Depois que tudo estiver no plano de trabalho, começa a etapa mais importante do orçamento que vem a ser o seu acompanhamento diário, pelo controller, que utiliza o mesmo para gerenciar a empresa e nesse momento esse profissional tem que ser ético o suficiente para transpassar aos gestores as informações corretas extraídas dos relatórios gerados, como o fluxo de caixa e balanço e estudar a situação da economia criteriosamente, para juntos corrigir e mudar o que for necessário a fim de que se faça cumprir as metas propostas.

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramos de atividades, pois é um plano estratégico que estabelece, metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Ele é uma previa de despesas e investimentos dentro de uma organização.

1.2 GESTAO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA

Outro instrumento importante é o Fluxo de Caixa, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente como instrumento na tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa dever ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme, as necessidades da empresa.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, à Analise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saída financeira do negocio a partir do investimento e do estagio atual da empresa.

Para fazermos uma analise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais.

Para as empresas que tem os controles financeiros bem organizados, a preparação do Fluxo de Caixa é fácil. Entretanto se a empresa ainda não tiver controles de forma organizada, é bastante provável que, nos primeiros três meses, o Fluxo de Caixa ainda não seja um documento confiável, porque algumas projeções ficarão ou superestimadas, ou subestimadas, alguns custos ou despesas não terão sido previstos.

Para inicio do Fluxo de Caixa, sempre é bom analisar: vendas e recebimento das mesmas, compras e pagamentos aos fornecedores, levantamento das disponibilidades financeiras existentes.

Com o dinheiro sobrando, você pode decidir antecipadamente qual o melhor momento para a sua empresa realizar um investimento, contratar funcionários etc.

Se os dados dizem que você esta com excesso de estoque, você pode programar uma promoção,

Sabendo antes que o dinheiro ira faltar, pode proteger ou aumentar seu capital de giro;

Com as projeções do Fluxo de Caixa, a sua empresa pode prever quando precisara pedir financiamento e quando será precisar.

Um dos cuidados que todo empresário deve ter é separar o seu dinheiro e contas particulares, como proprietário do negocio ( pessoa jurídica ).

De forma simples, podemos dizer que Fluxo de Caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da empresa. Sendo assim, com informações corretas fica mais fácil tomar decisões.

1.3 PRINCIPAIS DECISOES DE INVESTIMENTO

As decisões de investimentos dizem respeito aos comprometimentos de recursos necessários para a organização obter, em um momento futuro, algum tipo de retorno. Sejam em ativos circulantes ou permanentes, sejam em ativos financeiros ou em outras empresas, é fundamental decidir que projetos receberão recursos, em que quantidade e quais são os retornos esperados, tendo em vista os objetivos traçados pela empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com