TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  9.560 Palavras (39 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 39

Sumario

1.INTRODUÇÃO

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela bom senso ao adota – lós .Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio. O Custeio por Absorção é muito importante para os contadores, pois as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o utilizando-se desse critério.

Produtos em processo, é o processo de estabelecer objetivos ou metas para a empresa e de determinar os meios pelos quais a empresa irá atingi-los. O planejamento eficaz objetivos podem ser expressos no número de unidades a serem produzidas, na qualidade desejada, no custo estimado por unidade, ou no momento necessário para satisfazer a demanda do cliente sem manter estoques excessivos. Unidades equivalentes de produção, grau de acabamento, produção contínua, produção por processos, acumulação de custos e valorização de estoques.

A Contabilidade de Custos, é o ramo da Contabilidade que se

destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões. Dentro do mercado consumista, existem aglomerados de pessoas nos quais possuem seus próprios gostos e preferências por determinadas coisas. Dessa maneira, para tentar agradar diversos gêneros, dividiu-se o merca do em formas de segmentos.

Margem de Contribuição é um conceito relativamente novo e principalmente pouco conhecido do pequeno empresário, acostumado a raciocinar com o conceito de lucro de produto. O ponto de equilíbrio representa o nível de volume de vendas ou a receita necessária para que a empresa iguale os seus gastos totais ( Custos e Despesas). O ponto de equilíbrio poderá ser determinado tanto em quantidade quanto em receita total conforme veremos mais adiante. O trabalho tem como objetivo analisar a contribuição que o Sistema de Gestão Integrado (SGI) proporciona às empresas prestadoras de serviços como ferramenta para que estas atinjam seus objetivos organizacionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1.1 Critérios de Rateios dos Custos Indiretos

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos

custos indiretos, antes de adotar o critério. O objetivo desta aula é fornecer elementos para essa análise da natureza dos custos indiretos envolvidos na fabricação dos produtos.

Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Por exemplo, no seguro do prédio de uma empresa que abriga a área industrial e a área de administração, pode-se utilizar a área ocupada por cada setor ou a importância segurada de cada setor, se esta for de maior relevância.

Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados de acordo com a sua natureza, por exemplo a energia consumida, o seguro, o aluguel etc.

Para fazer a apropriação dos custos dos departamentos de serviços aos departamentos de produção, não faz muito sentido e seria pouco útil e prático distribuirmos, novamente, cada item de custo; faz mais sentido, é de maior utilidade e praticidade apropriarmos o total de custos indiretos recebidos em cada departamento de serviço para os departamentos de produção, com base em algum critério, como uma estimativa de quanto um determinado departamento de produção utiliza do serviço de um departamento de apoio.

O mesmo acontece quando vamos apropriar os custos dos departamentos de produção aos produtos. Não vamos nos importar mais com as apropriações anteriores, basta encontrarmos um critério adequado para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos manufaturados por ele.

Materiais, mão-de-obra

e todos os demais custos de produção que não podem ser apropriados diretamente às unidades de custeamento (produtos, serviços, departamentos, centros de custo, áreas de responsabilidade ou qualquer unidade referencial polarizadora de valores considerados custos).

Classificação

O custeamento da produção industrial apóia -se sobre fundamentos contábeis essenciais, aplicáveis em qualquer circunstância, tanto na atividade industrial, na prestação de serviços ou no comércio de mercadorias. Para melhor e mais aprofundado entendimento dos métodos e técnicas de custeamento, sua aplicação e utilidade, é imprescindível que sejam conhecidos os fundamentos que norteiam sua aplicação à atividade industrial. O custo é sempre direto ou indireto em relação a determinado produto. Por outro lado, só há custo indireto quando a empresa fabrica mais de um produto. Se a empresa fabrica apenas um produto, todos os custos de produção estarão, evidentemente, associados àquele produto. Existem casos em que a empresa, mesmo produzindo um só produto, classifica seus custos em diretos (mão-de-obra e matéria-prima) e em outros custos de produção (demais custos de fabricação), com objetivo de enfatizar os primeiros, face à sua relevância. Somente os custos podem ser classificados em diretos ou indiretos já que se relacionam com os produtos. As despesas não admitem, portanto, essa classificação. Os custos Indiretos de Fabricação são todos os custos de produção não facilmente e/ou não

“economicamente” associáveis a determinado(s) produto(s). Em virtude disso, normalmente, eles são considerados no total e rateados aos diversos produtos ou unidades de custeamento. Os custos indiretos são alocados mediante “rateio”. A apropriação às unidades de custeamento, portanto, somente é possível mediante utilização de algum artifício ou método de cálculo, geralmente uma divisão proporcional fundamentada em critérios de rateio .A contabilidade de custos é uma ferramenta gerencial de relevante importância para a administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com