TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Industrial

Monografias: Gestao Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

5º SEMESTRE

GESTÃO INDUSTRIAL

PORTO NACIONAL-TO

OUTUBRO DE 2014

DELCIONE FERREIRA DE SOUZA

GESTÃO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado parcialmente como requisito avaliativo para obtenção de notas nas disciplinas do 5° semestre no curso de Ciências Contábeis da Unoparsob orientação de todos os professores do curso.

PORTO NACIONAL-TO

OUTUBRO DE 2014

Sumário

1 Introdução 3

2 Gestão Industrial 4

2.1 Sistemas de Acumulação de custos 4

2.2 Custeio variável 4

2.3 Custeio de absorção 4

2.4 Custo Diretos e Indiretos 5

2.5 Custos variáveis e fixos 5

2.6 Rateio dos custos indiretos 5

2.7 produtos em processo 6

2.8 Produtos prontos 6

3 Unidades equivalentes de produção 7

4 Formação do preço de venda 8

4.1 Com base nos custos 8

4.2 Com base no mercado 8

5 impostos sobre vendas 9

5.1 IPI sobre faturamento 9

5.2 impostos sobre vendas 9

5.3 Contribuição sobre vendas 9

6 Análise custo/volume/lucro 10

6.1 Margem de contribuição 10

6.2 Ponto de equilíbrio. 10

7 Importância de uns sistemas integrado para gerar informações. 11

8 Considerações finais 12

Referências bibliográficas 13

1 Introdução

Este trabalho trata da trajetória de uma empresa onde mostra as informações conceituais e teóricas dos tópicos descritos abaixo. Essas informações embasam o cálculo dos custos unitários utilizando unidades equivalentes e formação do preço de venda o cálculo da margem de contribuição e do ponto de equilíbrio.

Nesta perspectiva o trabalho pretende fazer uma visão geral de todos os conceitos estudados no curso de ciências contábeis no 5° semestre, pondo em prática tudo o que aprendeu nas tele aulas, com o objetivo de fixar todas definições e a importância da gestão industrial que se dedica a empresas e dos gastos feitos para montar uma indústria.

Aborda-se a gestão industrial na transformação da indústria e na qualidade de metodologia especialmente para interpretar as formas que influenciam na estrutura e ampliação de uma empresa. Este trabalho irá mostrar de maneira simples aas necessidades das empresas e as maneiras que o profissional trata algumas delas no campo de trabalho.

Enfim, a produção textual desenvolvida gera vários tipos de conhecimentos em nossa formação profissional e acadêmicos, possibilitando-o adquirir novos conhecimentos sobre o tema abordado. A seguir vamos conhecer as definições de cada tópico proposto no trabalho.

2 Gestão Industrial

Gestão industrial fala principalmente sobre a contabilidade de custo tendo em vista que a atividade básica de uma indústria é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde em cada uma dessas atividades são geradas os custos que deverão compor o preço.

2.1 Sistemas de Acumulação de custos

O sistema de acumulação de custos representa a forma com que os custos são transferidos aos produtos ou serviços, uma vez que acumulados os custos de cada centro de custo, é necessário transferir tais custos aos produtos ou serviços. Também corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio. O sistema de acumulação de custo é adotados por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominante descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e geralmente sob encomenda especifica dos seus clientes.

Portanto esse sistema passa a ser visto no ambiente básico no qual operam os sistemas, e as modalidades de custeio.

2.2 Custeio variável

O custeio variável fundamenta-se na ideia de que os custos e as despesas que devem ser inventariáveis serão apenas aqueles diretamente identificados com a atividade produtiva e que sejam variáveis em relação a uma medida dessa atividade. Ele é um instrumento de grande utilidade para a gerência em sua unção de planejamento das operações, é um método muito empregado nos casos em que há grande variedade de produtos diferentes.

O custeio variável, nesse contexto é o tipo de custeio que considera como custo de produção do período apenas os custos incorridos.

2.3 Custeio de absorção

O custeio de absorção é muito importante para os contadores, pois as empresas são obrigadas a apresenta-la suas demonstrações para o físico. O custeio de absorção consiste na apropriação de todos os custos sejam eles fixos ou variáveis diretos ou indiretos a produção do período. O conceito de custeio de absorção também é aquele que faz debitar o custo dos produtos todos os custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com