TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Tecnologia Informação

Trabalho Universitário: Gestao Tecnologia Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 2

Deve-se ainda enfrentar as questões relacionadas aos custos, mesmo que não sejam professores os que diretamente tomam as decisões, nesses aspectos, o resultado deste investimento se mostra diretamente na escola, nas propostas que passam a ser possíveis de ser implementadas ou não.

Um computador, para funcionar, precisa ter programas instalados. Quando são utilizados programas proprietários, o custo costuma chegarao dobro do preço de um computador comum em razão das licenças que paga-se para utilizá-los. Isso se for utilizados apenas os programas mais comuns (pacote Office e sistema operacional), sem incluir nenhum programa educativo especial.

Usando programas livres, tipicamente faz-se, num primeiro momento, investimento equivalente em vulto financeiro, mas não na compra de licenças de uso e sim em treinamento inicial e suporte.

O grande diferencial é que se cria e se instala cultura na comunidade. Investindo na formação em lugar de licenças de uso, são ampliadas as possibilidades de trabalho para a população local, em competência profissional/tecnológica e em autonomia no uso das tecnologias de informação e comunicação. Isto é liberdade: liberdade de criação, de uso e de escolha.

O Ministério da Educação pretende instalar 356.800 terminais Linux em escolas públicas do Brasil. Inicialmente as informações indicavam que a tecnologia de virtualização Userful Multiplayer iria prover grande economia, com custo de menos de US$50,00 por terminal, mas não inclui monitores, teclados ou mouses. E que talvez seja necessário comprar placas de vídeos adicionais para os PCs.

O hardware de compartilhamento foi desenvolvido pela ThinNetworks e os serviços de instalação, manutenção on-site e fornecimento dos equipamentos (computadores, monitores, teclados e mouses) ficarão por conta das empresas Daruma, Itautec e Positivo.

O sistema operacional a ser utilizado será o Linux Educacional 3.0, baseado na distribuição Kubuntu 8.04 e trazendo diversas novidades em relação à distribuição anterior. Podemos destacar, alémdas atualizações de software: o novo Desktop, EduBar, ferramenta de busca, repositório Debian de conteúdos e o Live-CD. Nesta versão do Linux Educacional, foi desenvolvida uma aplicação Java de nome EduBar, cujo o objetivo é facilitar o acesso aos conteúdos educacionais. A aplicação abre uma barra localizada na parte superior da Área de Trabalho, composta por cinco botões, dentre eles o botão Domínio Público e o TV Escola.

Além do sistema operacional Linux o computador possui vários outros softwares livres e também chegam às salas de aula repletos de conteúdos digitais, como hinos nacionais, mais de 200 objetos de aprendizagem, 800 vídeos educacionais da programação da TV Escola, mais de 1.800 textos de literatura em português, espanhol e inglês, além de 50 aplicativos educacionais livres, contemplando as grades de física, química, biologia, matemática, geografia, história e português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com