TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao a questão

Ensaio: Gestao a questão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Ensaio  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

As mudanças estão presentes em toda à parte: na tecnologia, na ciência, na medicina, no ambiente de trabalho, nas estruturas organizacionais, nos valores e costumes sociais, na filosofia e até mesmo na religião. No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente às condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais velhos.

Segundo Kotter, (1996) o estudo de organizações que enfrentaram mudanças com sucesso revela dois padrões importantes. O primeiro considera que a mudança tende a ser associada a um processo de várias etapas, que gera força e motivação suficientes para anular toda fonte de inércia. O segundo considera que:

Resposta

a.

Esse processo só é eficaz se impulsionado por uma liderança de alta qualidade e não ocorre apenas por meio do gerenciamento.

b.

Esse processo tem foco no desenvolvimento das pessoas e possuem a consciência de que as empresas se desenvolvem através das pessoas.

c.

Esse processo permite que as empresas desenvolvam uma força de trabalho globalmente competitiva, visando alcançar os objetivos da organização.

d.

Esse processo maximiza o envolvimento dos colaboradores no redesenho e realinhamento do projeto de mudança.

e.

Esse processo só é viável para empresas de grande porte.

0,2 pontos

Pergunta 2

A mudança organizacional tornou-se uma das principais atividades para empresas e instituições em todo o mundo. Embora as companhias costumassem mudar esporadicamente, quando surgissem necessidades, hoje elas tendem a buscar a mudança. As organizações mudam para competir no mercado, cumprir leis ou regulamentações, introduzir novas tecnologias ou atender variações nas preferências do consumidor ou de parceiros. (CARISSIMI, 2009 in rh.com.br).

Pode-se dizer que o atual ambiente competitivo tem impelido as organizações à mudança. Dentre as situações abaixo qual é a que melhor caracteriza as organizações em mudança? Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

Maior importância da área de Tecnologia da Informação como única responsável pela gestão do conhecimento e inovação nas organizações.

b.

Foco nas pessoas através da introdução de novos métodos de trabalho, redução de níveis hierárquicos e compartilhamento do conhecimento.

c.

As coalizões e parcerias com outras empresas passam a ser consideradas desnecessárias e ameaçadoras, pois hoje todos são concorrentes.

d.

As organizações passaram a possuir as ferramentas de produção, que é o conhecimento.

e.

A competição com empresas localizadas em outros países é favorável uma vez que passa a evitar a competição entre as empresas nacionais.

0,2 pontos

Pergunta 3

Marcondes Bastos é o responsável por assuntos corporativos em uma instituição. Desde que assumiu o cargo tem empreendido esforços para modificar a cultura apática e reativa da instituição, entretanto, tem encontrado resistências organizacionais e individuais às suas ações de mudança cultural. Sobre a resistência à mudança, avalie as afirmações.

I - Os hábitos instalados, o medo do desconhecido, o receio de perder o emprego são fontes de resistência das pessoas aos processos de mudança nas organizações.

II - A resistência à mudança é de certa forma positiva, pois permite que as empresas mantenham um grau de estabilidade e previsibilidade.

III - A resistência à mudança é característica de indivíduos incompetentes que, por isso, têm medo de inovações e mudanças.

IV - O clima organizacional pode ser modificado, mas não a cultura organizacional.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões)

Resposta

a.

I e IV

b.

II e III

c.

I e II

d.

I e III

e.

II e IV

0,2 pontos

Pergunta 4

O mundo está passando por intensas transformações, onde a maior constante é a mudança. Segundo Kotter (apud CHU, 2003) a economia global proporciona tanto riscos quanto oportunidades forçando as organizações a buscarem melhorias contínuas, não somente para competir, mas para sobreviver. Diante disso, as organizações precisam reinventar-se, sair do status quo, quebrar paradigmas e revolucionar mudanças. (SALES E SILVA, 2007)

Os dirigentes da empresa XPTO diagnosticaram a necessidade de uma profunda mudança organizacional. Caso você pudesse indicar a eles como o processo deveria ser iniciado, com base em Kotter você diria que o mais aconselhável é: Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

Gerar mudanças de curto prazo, pois estas se transformam em vitórias perceptíveis a todos os colaboradores da empresa.

b.

Criar forças-tarefa para diagnosticar os problemas críticos a serem enfrentados em primeiro lugar.

c.

Formar uma comissão composta por pessoas influentes na organização, para defender o processo de mudança.

d.

Desenvolver uma visão compartilhada da necessidade e sentido da mudança entre os colaboradores.

e.

Estabelecer um sentido de urgência para a necessidade de mudança, reduzindo as resistências entre os colaboradores da empresa.

0,2 pontos

Pergunta 5

Qualquer mudança requer o desejo de que ela aconteça. Para tanto, precisa existir o conhecimento profundo da organização e de seus negócios, chamado de diagnóstico organizacional. Nessa hora é preciso buscar a visão macro da empresa; é quando são levantados: os dados de como ela está em relação à concorrência e seus clientes; seus problemas e suas causas geradoras; análise da situação atual; seus pontos fortes; onde se pretende chegar e quem são as pessoas capazes de conduzir tal processo.

A partir desse momento é que começa a transformação. É quando passamos a enxergar nossos erros e acertos e ver o que pode ser melhorado. Daí traça-se o futuro desejado para a empresa. (RICARDO AUN, in: http://casesdesucesso.wordpress.com)

No que se refere à gestão de mudanças, avalie as afirmações:

(I) Pode-se afirmar que as organizações só são transformadas de modo efetivo pelas mudanças quando as pessoas se comprometem verdadeiramente com essas mudanças.

(II) No processo de mudança os objetivos da empresa vêm sempre em primeiro lugar, o responsável pelo processo deve desconsiderar as reações das pessoas assim como a influência, positiva ou negativa, que elas podem exercer sobre outros indivíduos e grupos durante a implantação da mudança.

(III) Pode-se dizer que apesar de um processo bem sucedido de mudanças envolver estrutura e pessoas, nesse processo a ênfase deve ser sempre concentrada na tecnologia.

(IV) Pode-se dizer de maneira simplificada que o processo de mudança envolve três “grandes” etapas: o descongelamento, quando as velhas ideias e práticas são removidas; a mudança, quando há a introdução de novas atitudes; e a consolidação, quando se incorpora um novo padrão de comportamento.

Estão corretas as afirmações:

Resposta

a.

I, III e IV

b.

II e III

c.

I, II e IV

d.

I e IV

e.

II, III e IV

...

Baixar como  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »