TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestoa Por Competencias

Artigo: Gestoa Por Competencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  169 Visualizações

Definição de Competências

Para falarmos em Gestão por Competências, primeiramente precisamos saber qual o significado desta palavra. Competência não é um conceito novo, na Idade Média era considerada como “capacidade de apreciar e julgar certas questões, ou realizar determinados atos”. Já no Renascimento, “a capacidade de realizar determinado trabalho”, hoje, o senso comum usa a palavra competência para designar uma pessoa qualificada a realizar algo.

Diversos autores da Administração esboçam uma definição para competências:

Segundo Chiavenato: “Define competências como as características das pessoas que dão a sustentação de vantagens competitivas, relacionadas ao trabalho gerencial e profissional, elas ajudam na organização e no objetivo estratégico do negócio”;

Para McLagan: “Em um leque relacionado com empregos, a palavra competência tem vários significados. Em algumas definições se leva em conta o contexto do trabalho, como as tarefas, os resultados, e os erros. Em outras, se descrevem as características das pessoas que o realizam, como seus conhecimentos, habilidades e atitudes”.

Essas e diversas outras definições nos levam ao que chamamos de “Pilares das Competências, constituídos pelo “CHA”, ou seja, Conhecimento – Habilidades – Atitudes.

Essas três palavras têm um significado extremamente importante na gestão por competências. Vejamos o que cada uma representa:

Conhecimento: É o saber. Aquilo que sabemos, mas não necessariamente colocamos em prática.

Habilidade: O saber fazer. O que utilizamos no dia a dia, praticamos e temos experiência e domínio.

Atitude: Querer fazer. São as características pessoais que nos levam a praticar ou não o que conhecemos e sabemos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com