TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Administrativa,Financeira E Tributaria Em Segurança Publica

Dissertações: Gestão Administrativa,Financeira E Tributaria Em Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 6

Leia o texto a seguir e em seguida realize a atividade proposta.

“Um planejamento que não traga uma estimativa de custos para sua implementação constitui apenas um “livro de desejos”. As projeções financeiras impõem disciplina e realismo aos sonhos organizacionais. Assim, a integração do orçamento em um processo de planejamento faz bastante sentido. Há tempos isso já foi reconhecido e, atualmente, é uma prática comum preparar os orçamentos dos programas como um componente embutido no planejamento.

A essência do método orçamentário é uma alocação de custos que faça uma estimativa razoável de quanto será gasto para executar os objetivos estabelecidos por uma organização.”

Fonte: Texto extraído do livro “Administração do Trabalho Policial: Questões e Análises / Jack R Greene, organizador; tradução de ANA Luísa Amêndola Pinheiro. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002. – (Série Polícia e Sociedade; n. 5 / Organização: Nancy Cardia), pgs. 56 e 57.

Título original: Managing Police Work: Isses and Analysis Varios autores.

Questão:

No contexto do trecho acima e com base nos estudos realizados, produza um texto entre 20 e 40 linhas, com a utilização das expressões nele sublinhadas; quais sejam: 1. Planejamento, 2. Orçamento, 3. Alocação de custos, 4. Gasto e 5. Objetivos estabelecidos. (10.0 pontos)

R:O planjejamento é uma das etapas do processo administrativo,este ultimo,além de planejar, tem a função de:organizar,dirigir/liderar e controlar o que lhe diz respeito.Planejar é estar no presente e buscar a implementação do que visualizamos para o amanha ou seja e uma forma de definir onde estamos e o que fazer para chegar onde pretendemos chegar.Existem tres niveis de planejamento que são:estratégico,Tático e Operacional.O planejamento não é privilegio ou necessidade somente das empresas privadas, é uma ferramenta obrigacional e imprescindivel à Administração Pública. Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício. Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado.Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa atravês da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

Um orçamento, em contabilidade e finanças, é a expressão das receitas e despesas de um indivíduo, organização ou governo relativamente a um período de execução (ou exercício) determinado, geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, plurianual, etc. O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão.

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional. Surgiram então o Orçamento de Desempenho, o Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS), o Orçamento Base Zero, o Orçamento-Programa, o Beyond Budgeting, o Rationalisation des Choix Budgetaires, dentre outras.

Entendem-se por despesa todos os gastos da pessoa ou organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Receita é sinônimo dos provimentos recebidos, que também podem ser classificados basicamente em receitas patrimoniais (relativas a rendas geradas por propriedades), rendas extraordinárias (essencialmente oriundas de operações financeiras, como empréstimos a juros) e rendas tributárias, exclusivas de governos.

Os orçamentos estatais ou públicos são representações dos diversos gastos de um governo, que envolvem saúde, educação, transportes, segurança e defesa, essencialmente. Uma das principais funções do poder político é definir o orçamento a partir das receitas geradas pelos impostos e outras formas de arrecadação. Essa atribuição recai tanto sobre o poder executivo quanto sobre o poder legislativo, nas democracias: o executivo propõe e fiscaliza a execução do orçamento, e o legislativo analisa e aprova-o. No Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Chefe do Poder Executivo possui a competência de iniciar as leis que estabelecerão o Plano Plurianual (PPA), as Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o orçamento (LOA). No Brasil, o órgão responsável pela elaboração e acompanhamento do orçamento público federal é a Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em Portugal, esse órgão é a Secretaria de Estado do Orçamento, do Ministério das Finanças.

A maioria dos estados também prevê mecanismos de fiscalização do orçamento público por parte do poder judiciário. O Brasil adotou o processo misto, onde o Executivo elabora o projeto de lei do orçamento, para posterior encaminhamento ao Legislativo, que o emenda e aprova-o. A própria Constituição Federal estabelece que cada Poder deve acompanhar e avaliar sua execução financeira, contábil, dentre outras, tendo o Legislativo a competência de exercer o Controle Externo das coisas públicas.

A parte do Direito que estuda as leis sobre orçamentos públicos é o Direito Fiscal ou Orçamentário, ramificação do Direito Financeiro.

Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser cumprido à risca, ou com sobras ou com falta de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com