TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Melhoria da área administrativa financeira

Trabalho acadêmico: Melhoria da área administrativa financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.398 Palavras (34 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

1.1 Objetivo geral 5

1.1.1 Objetivos específicos 5

1.2 Justificativa 5

2 DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 7

2.1 Demonstrações Contábeis 8

2.2 Departamento de Pessoal 10

2.3 Rotinas e Análises Financeiras 12

2.4 Controle e Análise Patrimonial. 14

2.5 Processos de Escrituração Fiscal e Tributária 16

2.6 Processos e Métodos de Custeio 19

2.6.1 Custeio variável 20

2.6.2 Custeio ABC 21

2.6.3 Custeio de absorção 21

2.7 Orçamentos 22

3 PROPOSTA DE MELHORIA 24

3.1 Situação diagnosticada 24

3.2 Situação proposta 24

3.3 Cronograma de execução 32

3.4 Orçamento 32

4 CONCLUSÃO 34

REFERÊNCIAS 35

1 INTRODUÇÃO

A análiseadequada, a apuração de impostos, controle patrimonial, gerenciamento de custos, uma boa gestão e sucesso profissional são algumas das dúvidas que preocupam os atuais administradores e contabilistas de muitas empresas.

Isso porque as práticas administrativas e contábeis nos dias atuais estão sendo testadas a todo o momento, por essa razão devemos avaliar e analisar todos os métodos e técnicas de administrar as empresas, tentando constantemente achar novas formas de tomadas de decisões e minimizar ao máximo os erros operacionais e contábeis.

Assim a elaboração da proposta de melhoria no processo financeiro contábil nesse momento, vem a se encaixar muito bem a uma pequena empresa familiar.

Por meio desta proposta de melhoria é que iremos contribuir para o melhor entendimento dessas funções contábeis, orientando sobre esses eixos dentro das empresas, como funciona, qual sua necessidade e onde se encaixam, com o objetivo de ajudar a organizar, projetar, delinear e esclarecer questões de como melhorar a forma como é gerida a contabilidade nas empresas.

1.1 Objetivo geral

Elaborar a proposta de melhoria na área administrativa financeira, visando à utilização do fluxo de caixa do Supermercado Saionara.

1.1.1 Objetivos específicos

• Diagnosticar e analisar a atual situação do setor financeiro;

• Comparar a situação diagnosticada e elaborar a proposta de melhoria do fluxo de caixa e controle financeiro;

1.2Justificativa

Toda empresa possui uma forma de controle, muitas vezes sem eficácia ou inconsistentes, dificultando assim o acesso àsinformações claras para a tomada de decisão.

Observando e vivenciando às várias necessidades de mudanças do Supermercado Saionara, notamos a dificuldade da empresa em saber exatamente o seu faturamento e lucro. Assim para elaboração da proposta de melhoria decidimos partir do princípio de controledo fluxo de caixa.

Visando o acesso a informações mais corretas, para facilitar a tomada de decisão, e o progresso da empresa,lhes é sugerido uma modificação na forma atual de controle de entradas e saídas de mercadorias e valores, com objetivo de melhor administração e controle do processo financeiro.

2DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

Por meio de uma conversa informal com o sócio gestor do Supermercado Saionara, Arnaldo AntonioCandatti, conseguimos algumas informações importantes para a realização da proposta de melhoria no processo financeiro e contábil da empresa. Iniciamos relatando que o Supermercado Saionara teve seu início sem nenhum planejamento em 1990, como uma pequena mercearia e bar no porão da própria residência, localizada no bairro Eldorado.Seu fundador Arnaldo Antônio Candattiapós perceber que seu irmão Inácio estava sendo bem sucedido financeiramente, administrando seu próprio bar, optou em deixar seu emprego na empresa Sadia e junto com sua esposa Teresinha Candatti e filhos, decidiu com intuito de apenas sustentar a família, seguir também o ramo de comércio, sem ter alguma noção de administração e das exigências fiscais e contábeis da época, bem como do risco de empreender um negócio. Por não possuirmuito estudo e conhecimento de comércio, encontrou muitas dificuldades em sua trajetória, mas foi persistente e aos poucos evoluiu até chegar ao porte de um Supermercado. No início eram feitos alguns eventos, como torneio de 48 e sinuca para atrair clientes e aumentar as vendas da mercearia. Nestes anos de Supermercado os maiores desafios encontrados é a falta de conhecimento para administração do setor fiscal e financeiro, que gerou constante inadimplência de clientes e problemas fiscais com o poder público Federal e Estadual, fazendo desse processo um dos gargalos da empresa e causador de stress pessoal.

O segredo usado para ter sucesso e se manter por mais de 20 anos neste ramo de atividade foi trabalhar com seriedade e não desperdiçar dinheiro, todo o lucro obtido com as primeiras vendas era revertido novamente em mercadorias, às primeiras ampliações e troca de equipamentos, vieram com o passar do tempo pela necessidade de atender melhor o cliente.

Neste momento o Supermercado Saionara está em crescimento, por esse motivo percebemos a importância de se atualizar as exigências fiscais e constantes mudanças de informações tributárias.

Atualmente na visão de seu sócio administrador, o Supermercado Saionara esta numa situação estável e suficiente para se manter por um bom período de tempo. O espaço físico e os produtos, se melhor geridos e expostos, são suficientes para aumentar as vendas significativamente, e garantir um futuro mais tranqüilo para seu Arnaldo AntonioCandatti

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com