TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ADMINISTRATIVA FINANCEIRA DE UMA PLANTA PRODUTIVA INOVADORA/MELHORIA NO COMÉRCIO DE PNEUS E BATERIAS

Por:   •  7/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.651 Palavras (43 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 43

 ANÁLISE ADMINISTRATIVA FINANCEIRA DE UMA PLANTA PRODUTIVA INOVADORA/MELHORIA NO COMÉRCIO DE PNEUS E BATERIAS

Anderson Batistela

Júnior Gabriel da Silva

RESUMO

           O Referido trabalho trata-se de um plano de inovação em uma empresa no ramo de pneus e baterias na cidade de Erval Grande - RS. Indo ao encontro do cenário brasileiro de transportes terrestres o brasil possui grande potencial de crescimento         neste segmento, com isso é necessário um suporte para recomposição de peças (pneus e baterias). A grande preocupação que se tem pela população é como será descartado todos esses resíduos utilizados pelos veículos, destacando que o pneu e um dos principais focos de proliferação do mosquito da dengue. Já as baterias possuem uma solução que contaminam o solo e o lençol freático.         Para que isso seja tratado se uma melhor forma foi proposto a empresa um plano voltado para a sustentabilidade, dirigindo várias ações para a conscientização e devida coleta desses resíduos.

O plano foi apresentado ao proprietário da organização, e o mesmo achou muito importante, e garante que irá fazer um grande diferencial nas vendas e no posicionamento da empresa diante da sociedade.

Palavras-chaves: Inovação; Sustentabilidade.

ABSTRACT

           The Referred to work it is an innovation plan in a business in the tire industry and batteries in the city of Erval Grande - RS. In line with the Brazilian scenario of the land transport Brazil has great growth potential in this segment, it is required to support recovery of parts (tires and batteries). The major concern that has the population is to be discarded all such waste used by vehicles, highlighting the tire and a major dengue mosquito proliferation of outbreaks. The drums have a solution that contaminate the soil and the water table. For this to be treated is a better way was proposed the company with a plan to address sustainability, addressing various actions to raise awareness and proper collection of such waste. The plan was presented to the owner of the organization, and it has found very important, and ensures that it will make a big difference in sales and positioning the company to society.

Keywords: Innovation; Sustainability.

  1. INTRODUÇÃO

           A economia brasileira estava numa crescente satisfatória, existia um certo otimismo em relação à economia a longo prazo. Os salários cresciam, o número de desemprego no Brasil estavam a níveis baixos, a pobreza e a desigualdade caiam (MENDES, 2015). Com isso, teve um aumento do consumo de bens e serviços pela população economicamente ativa, a diminuição da classe baixa e o aumento do poder aquisitivo tem elevado a procura por novos produtos, subsidiados pelo crédito, o que tem ampliado o fluxo destes produtos nos centros urbanos. Um dos bens de consumo duráveis mais utilizados pelos brasileiros e que se observa ter aumentado a facilidade em sua aquisição nos últimos tempos, é o automóvel.

Acompanhamos uma inovação sem precedente na indústria automobilística. Com isso, surge a preocupação em atender a frota de veículos que vem aumentando. Sendo desta forma, com um número maior de veículos em circulação, consequentemente ocorrerá um desgaste e o consumo maior dos pneus e baterias, tendo em vista a mesma quantidade de pontos de venda desses produtos, pode-se considerar que isso cause um desequilíbrio entre oferta e demanda final.

No estudo de pesquisa em pauta, os temas têm uma sinergia, pois, ao mesmo tempo em que se estabelece um planejamento claro e objetivo sobre todos os possíveis riscos que serão enfrentados no mercado, há uma força motivadora de realizá-lo, muito parecida com o que move um desbravador, característica essa advinda do empreendedorismo brasileiro, o sonho de abrir seu próprio negócio. O plano de negócio a ser desenvolvido vai permitir que aspectos do empreendedorismo sejam trabalhados pelos acadêmicos, através de pesquisa de campo, convivendo e compartilhando com experiências já vividas, também podendo expor toda essa ideia inovadora que existe na veia de cada empreendedor.

O estudo justifica-se expondo como intuito e relevância e um olhar empreendedor na criação de um Comércio de Pneus e Baterias, procurando apresentar uma oportunidade de negócio, devido ao aumento da demanda do desgaste dos pneus e baterias pelo devido fato do crescente aumento da frota de veículos e pelo visível desenvolvimento da cidade, sendo uma rota estratégica entre dois estados ao sul do Brasil, demandando de um comércio nesse ramo. O projeto está baseado em cinco grandes alicerces, sendo eles respectivamente: a) Desenvolvimento Organizacional b) Administração da Produção c) Comunicação Integrada de Marketing; d) Administração Financeira e Orçamentária; e) Legislação trabalhista.

Acompanhando os avanços de infraestrutura econômica que o país adotou para atender os interesses e demandas de mercado, se justifica no fato de analisar as condições financeiras e econômicas para equilibrar oferta e demanda por este produto no mercado.

Diante do tema exposto apresenta-se a questão problema do estudo: Qual o nível de atratividade para o investimento de uma empresa comercial do ramo de comércio de pneus e baterias? O objetivo do estudo foi verificar como a administração contribui na gestão de uma empresa do segmento de pneus e baterias localizada na cidade de Erval Grande-RS.

2   AMBIENTE DE ESTUDO

O cenário atual da economia brasileira vem desafiando a forma do gestor administrar. Crise, corrupção e a desestabilização do governo deixaram a economia brasileira fragilizada. A crise que vivemos atualmente, tem base desde a transição de um regime ditatorial, em 1985, para uma democracia (MENDES, 2015). Foram duas décadas de ditadura com informações truncadas sobre o crescimento da economia e da real inflação, censuras e limitações de liberdade, as informações eram repassadas de acordo com os interesses do regime. Hoje, o gestor não sofre pela falta de informações, no entanto, ainda possui sérias dificuldades de gerir os negócios, em virtude muitas vezes da inexperiência no ramo da área administrativa.

No Brasil existe a prevalência do transporte rodoviário, a implantação da indústria automobilística em 1950 determinou isso (PADULA, 2008). O Brasil por ser um país de proporções continentais, e ter diversos climas em várias fases do ano, acaba fazendo com que cada região consiga produzir cada vez mais produtos diferenciados, sendo eles duráveis ou perecíveis. Sendo assim, o transporte aumentou para conseguirmos dar conta da logística destas mercadorias. O transporte rodoviário tornou-se uma prioridade no mundo dos negócios, portanto é necessário que a demanda de veículos para transportar produtos aumente para suprir as necessidades de cada região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.4 Kb)   pdf (363.6 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com