TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão / Contabilidade

Projeto de pesquisa: Gestão / Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera Educacional

Administração/Contabilidade

Guarulhos, 2012

Índice

Título Pag

Etapa1 4

Passo 1 -Possibilidade de ramo de atividades 4.1

Passo 2 -Pesquisa sobre o Ramo de atividade 4.2

Passo 3 -Algumas informações 5-8

Etapa 2 9

Passo 1 -Custo de produção. 9.1

Passo 2 - Custo médio do produto 10

Etapa 3 11

Passo 1 - Informações de inflação 11.1

Passo 2 -Outras Informações 12

Etapa 1

Passo 1-Possibilidade de ramo de atividades

Distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (Gás de Cozinha)

Passo 2 - Pesquisa sobre o Ramo de atividade

Distribuidora de botijão de gás

Atualmente o mercado de distribuição de botijão de gás, conta com uma ampla rede distribuidora, que se conjugam às próprias distribuidoras e a outros tantos pontos de vendas.

As distribuidoras de gás de grande porte, que no Brasil são poucas, controlam o mercado desse segmento em uma visão macro, isto porque a ANP - Agência Nacional de Petróleo -, restringe o número de botijões de gás às marcas de cada uma dessas distribuidoras. Desta forma a inserção de novos empreendimentos de grande porte e com marca própria não tem espaço para ser instalada, com isto, a única opção é atuar como representante de uma grande distribuidora já consolidada no mercado.A opção pelo gás em botijão tem apresentado crescimento contínuo em todas as camadas sociais. Nas classes sociais de baixa renda esse crescimento tem sido maior do que na parcela da população de alta renda, já que essa última tem mudado o consumo do botijão de 13 kg para os cilindros de gás de maior porte que são abastecidos diretamente pelas grandes distribuidoras.

Os consumidores são todas as pessoas que moram nas residências e empreendimentos comerciais que utilizam gás (restaurantes, lanchonetes, pizzarias, panificadoras etc.). Normalmente no momento de necessidade, o consumidor liga na Distribuidora e faz sua solicitação. Eles só reclamam se a entrega demorar, caso contrário o relacionamento entre consumidor e distribuidor ocorre tudo bem.

Passo 3 Algumas informações

(A) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).

Os consumidores podem ser tanto comerciais, quanto residenciais ou institucionais. O quanto ganham varia de acordo com cargo, instituição, área e região que se atua e o valor gasto com o produto depende da quantidade utilizada mensalmente, o valor do botijão de 13 kg em Campinas, por exemplo, é de até R$ 50,00.

A comercialização do GLP inicia-se com a venda do produto a granel para as companhias distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, revendem o produto para o segmento industrial, para os pontos de revenda ou diretamente para clientes dos segmentos comercial, residencial e institucional.

Os consumidores dos segmentos comerciais e residenciais podem comprar o GLP já engarrafado nos milhares de pontos de venda varejista e também adquirir diretamente das distribuidoras, quando estas estão autorizadas pela ANP (Agência Nacional de Petróleo).

A forma mais comum de comercialização no varejo é o botijão de 13 kg. O consumo de GLP no ano de 2010 em recipientes de 13 kg representou 72,5% do consumo total no Brasil.

A Petrobras, principal produtora de GLP no Brasil, apresenta a cadeia de comercialização de GLP.

B) Histórico da evolução do mercado consumidor

O mercado brasileiro de GLP conta com uma ampla rede de distribuidores e milhares de pontos-de-venda espalhados por todo país, atendendo aproximadamente 42 milhões de lares e gerando pelo menos 350 mil empregos diretos e indiretos.

Ao longo das três ultimas décadas, o mercado brasileiro passou por profundas transformações e atualmente vivemos um momento de consolidação desse processo de mudança. O alto grau de competitividade do setor resultou em bons níveis de serviço e segurança para o consumidor.

O consumo mundial de GLP é de aproximadamente 200 milhões de toneladas anuais e tem nas economias emergentes o maior potencial de consumo. No cenário mundial o GLP também desempenha um importante papel ambiental e social, sendo incentivado como fonte de energia.

C) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, acordada no item “B” deste passo.

O mercado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com