TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Custos E Preços

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Custos E Preços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  5.437 Palavras (22 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

Introdução.................................................................................................................................04

Etapa 01 / Questionário.............................................................................................................04

Relatório Parcial........................................................................................................................06

Etapa 02.....................................................................................................................................11

Etapa 03 / Custeio Variável......................................................................................................14

Etapa 04.....................................................................................................................................18

Considerações Finais.................................................................................................................20

Referências Bibliográficas........................................................................................................21

Introdução

Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo

em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são

controláveis e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição

das despesas, também prepara relatórios comparativos entre períodos distintos, análises

específicas das variações dos gastos, variações de preços de matérias-primas e elabora

orçamentos. Ou seja, uma boa gestão, deve suprir a empresa de informações necessárias

para uma maior agilidade e qualidade das decisões. Nenhuma empresa consegue

sobreviver e manter sua operação sem um controle de custos eficiente. Assim, para

manter os preços cada vez mais em níveis competitivos, que permitam que os

consumidores comprem mais produtos, necessariamente as empresas precisam manter

seus custos iguais ou abaixo da concorrência. Reduzindo custos, a empresa diminui seu

preço de venda e aumenta seu faturamento através do aumento no volume de vendas e

ao mesmo tempo mantém um preço competitivo para seus produtos.

ETAPA 01

Passo 02

Responder as questões apresentadas a seguir, com base no capitulo do livro lido, justificando as respostas.

1) Qual o objetivo da Gestão de Custos?

Resposta: Permitir medidas corretivas imediatas para as eliminações dos desperdícios. Apontar onde é necessário realizar melhoria do processo e redução de custos.

2) Definir e classificar os Gastos, Custos e Despesas, com exemplos em uma empresa industrial.

Resposta: Custos: É gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados a comercialização pela empresa. Despesa: São os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresarias de apoio, de renda de pós venda e ou administração. Gastos diretos e indiretos, gastos fixos e variáveis.

3) Quais os Componentes e as Contas básicas no processo de Custeio?

Resposta: Recursos: São os elementos econômicos fundamentais de uma organização que são consumidos pelas atividades de uma empresa.

Processos e atividades: Um processo é uma série sistêmica de ações direcionadas para a obtenção de um determinado resultado. As atividades são elementos dos processos ou unidades de trabalho.

Centro de atividades ou de processos: É um conjunto ou coleção de atividades relacionadas entre si, tais como as que são praticadas num determinado departamento funcional de uma empresa.

Direcionador de custos: Eles representam os pontos de ligação ou “amarração” entre os recursos e os processos e/ou atividades.

Elementos de custos: A parcela, parte ou proporção de um determinado recurso consumida por uma atividade representa um elemento de custo dessa atividade.

Objeto de custeio: O objeto final do processo de custeio á a alocação de recursos consumidos pela empresa aos objetos de custeio.

Direcionador de objetos (ou fatores geradores de consumo de atividades): São métodos de alocação de atividades aos objetos de custeio.

4) Explicar a diferença entre Tipos e Métodos de Custeio.

Resposta: A diferença entre os métodos de custeio relaciona-se com o grau de variabilidade dos gastos utilizados para cada um deles para apropriação aos produtos e serviços produzidos pela empresa. Há dois métodos de custeio:

Custeio por Absorção: É aquele sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção.

Custeio variável ou direto: É um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo do produto ou serviço.

Relatório Parcial

Objetivo da gestão de custos, definição e classificação de gastos, custos e despesas, componentes e contas no processo de custeio, diferença entre tipos e métodos de custeio.

Um bom sistema de gestão de custos tem como objetivo obter e estudar o custo em cada nível de gerenciamento, buscar o entendimento de quais custos são controláveis e quais componentes do custo contribuem para um aumento ou diminuição das despesas.

Também prepara relatórios comparativos entre períodos distintos, análises específicas das variações dos gastos, variações de preços de matérias-primas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com