TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade 8º Semestre De Administração

Dissertações: Gestão Da Qualidade 8º Semestre De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  5.886 Palavras (24 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 24

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POLO TRÊS LAGOAS

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

TRÊS LAGOAS/ MS

JUNHO/2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

POLO TRÊS LAGOAS

ADRIANA SOARES 193972

CLEONICE RODRIGUES 194081

MARCIA PONTES DA SILVA 254158

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Trabalho do 7º semestre do Curso de Administração, apresentado para avaliação da disciplina de Administração de Ética e Relações Humanas no Trabalho, ministrada pelo Professor Me. Maurício Dias , realizado sob orientação do Prof. Fábio Giacomeli professor presencial.

TRÊS LAGOAS/ MS

JUNHO/2013

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 4

2- A Ética na Sociedade 5

2.1- Ética no Trabalho 6

2.2- Código Ético 7

2.3- Ética Profissional em Administração 8

4.1- Sinopses do Filme 9

4.2- Conclusão 11

4.3 - Referências Bibliográficas 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta as atividades do trabalho denominado “Atividade Prática Supervisionada“ da disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, dividido em etapas e passos.

O trabalho foi desenvolvido por um grupo de acadêmicos, mediante pesquisas realizadas no PLT, caderno de atividade, slides, Google e sites fornecidos pelos professores, também orientado e monitorado pelo tutor presencial Fábio Giacomelli.

Ética vem da palavra grega ethos e significa a morada humana. “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (Valls, 1993: 07).

O ser humano precisa de ética, pois vive em sociedade. A sociedade não pode funcionar, e nem pode ser administrada também sem ética. Portanto, ética significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que ele venha a ser uma moradia saudável.

A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. (Plácido, 2000: 24). Na verdade, a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teórica, pois a ética é, antes de tudo, um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, e tem por objetivo essencial demarcar as ações humanas. Ela somente existe como uma referência para os indivíduos que convivem em sociedade, ou seja, entre todos nós.

A ÉTICA NA SOCIEDADE

Sempre procuramos uma resposta significativa aos nossos atos, com o intuito de fazermos parte de uma sociedade totalmente igualitária em direitos cívicos. Esta questão é que realmente deve ser debatida no meio acadêmico e exposta à sociedade de uma forma esclarecedora, e que realmente venha a mudar esses conceitos egocêntricos que (nos) deparamos em nosso cotidiano.

Por um lado, se vivemos em grupos, temos aqui um objetivo comum, porem, voltado para o interesse desse grupo. A estrutura da sociedade, por relatos históricos, tem essa característica de privilégio dos interesses dos grupos.

O Desafio Ético (Rio de Janeiro: Garamond, 2000), é mencionada como característica da sociedade, a questão da exacerbação do narcisismo, descrito por Freud, em que a libido de uma criança é direcionada ao próprio ego e ao próprio corpo.

A sociedade faz com que a maioria das pessoas, aprenda que as regulamentações sociais, busquem um convívio harmônico e direcionem tudo a um interesse comum. Uma minoria continua atraída pelas transgressões inconscientes do desenvolvimento natural de cada um, não levando em consideração o limite entre a razão e a moral. A violência e a corrupção tornam-se ai, um elemento primordial de degradação social. A vida humana nas classes minoritárias passa a ser estatística da violência moral que o poder e a riqueza, sem o menor contexto ético, corrompem todos os dias. Desse modo, as transgressões sociais é que motivam um sério debate sobre a ética no momento atual.

O momento vivido atualmente corresponde às transformações tecnológicas que deviam nos afastar dos problemas do passado, mas ao contrário do que nós imaginamos deixa a todos que acreditam em uma sociedade justa, de mãos atadas. A corrupção, a má distribuição de renda, dentre outros fatores, influenciam em termos uma sociedade considerada sem princípios éticos.

Nas palavras de Cristovam Buarque, (O Desfio Ético. Rio de Janeiro: Garamound 2000ntre), chegaremos a um ponto em que notaremos uma total divisão da humanidade, ate mesmo em termos biológicos. De um lado os que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com