TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Compras

Monografias: Gestão De Compras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  742 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DE COMPRAS

A Gestão de Compras ou Administração de compra é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa. É uma atividade fundamental para o bom gerenciamento da mesma de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações, o que influencia diretamente nos estoques e no relacionamento com os clientes, estando sempre relacionada á competitividade e ao sucesso da organização.

Atualmente, a gestão de compras é tida como um fator estratégico nos negócios, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros, possibilitando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos desnecessários com a aquisição de materiais.

Ao administrador de compras, cabe planejar as aquisições de forma a realizá-las no tempo correto, na quantidade certa e verificar se recebeu efetivamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores com a negociação de preços. É necessário também que as pessoas que trabalham

nesta área estejam muito bem informadas e atualizadas, além de terem habilidades interpessoais como: poder de negociação, facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos.

Para isso o administrador deverá manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedente, que podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa.

Caberá ao profissional ainda administrar os contratos com os fornecedores e realizar as negociações de forma justa e honesta, garantindo sempre as melhores condições para a empresa, principalmente no que se refere às condições de pagamento equilibrando preço, prazo e qualidade.

Desta forma, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos, além de realizar compras com o menor custo possível impactando diretamente no faturamento final da organização.

Existem inúmeros softwares e ferramentas operacionais que podem auxiliar o administrador de compras na sua tarefa de manter um cadastro atualizado dos fornecedores e um fluxo confiável de matérias-primas e materiais.

Sendo assim, sabe-se que qualquer sistema comercial que se preze precisa ter um sistema de compras, pois a gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desempenho da empresa como um todo, tendo que ser analisada, estudada estrategicamente e modificada, conforme a necessidade mercadológica.

Fonte de Pesquisa:

Artigo: IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE COMPRAS PARA AS ORGANIZAÇÕES

http://www.revista.inf.br/contabeis03/pages/artigos/cc-edic03-anoII-art05.pdf

BRAZ, Rogelio de Oliveira - Gestão de compras [Em linha]. Sinop, MT: Universidade Estadual de Mato Grosso, 2006. [Consult. 15 Maio 2008].

http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2002_tr30_0408.pdf

http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-de-compras/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com