TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custos Logísticos

Trabalho Universitário: Gestão De Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  4.490 Palavras (18 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓLO: CUIABÁ – MT

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ADELIRIO FLORIANO................................RA 415113

ELVIS ALVES DE OLIVEIRA.....................RA 434347

JOSYLÉIA M. S. FERREIRA........................RA 414948

LUDMILA OLIVEIRA SILVA.....................RA 435303

OSMARINA MARQUES BATISTA......RA1299840723

GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS

3°SEMESTRE

Professor Ead: Marcelo Carvalho

CUIABÁ, 14 DE MAIO DE 2014.

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, tem se observado que a Logística está ganhando seu espaço, levando muitas empresas reestruturarem suas operações. Este macroprocesso, por alguns considerado em seu clássico papel de transportar, armazenar e disponibilizar bens aos processos de transformação e consumo apresenta-se como fator estratégico para o sucesso das empresas.

Como afirmou PETER DRUCKER, citado por LAMBERT et al.(1998);

“A Logística é um elemento integrador entre as atividades de uma empresa, apresentando-se como um ponto estratégico que deve ser gerenciado da melhor maneira possível, pois pode ser considerado como o ‘ponto nevrálgico’ de uma empresa, a sua ‘última fronteira de gestão’, agregando valor econômico a clientes e acionistas”.

Buscando tornar-se fator de vantagem competitiva, a Logística deve estar preparada para atender, com a melhor eficiência e eficácia possível, à agregação de valor ao cliente e, para isso, deve estar constituída de processos e atividades que a tornem otimizada.

Nesta atividade prática supervisionada, proveniente de uma empresa focada no transporte rodoviário de encomendas atuando em âmbito intermunicipal e interestadual, a qual disponibilizou informação relativa a custos receitas e processos internos contínuos de trabalhos os quais tem como objetivo oferecer um serviço de transporte e logística com eficiência e custos acessíveis ao cliente bem como para a organização e demais informações essenciais.

Mediante o exposto presume-se que os processos logísticos devem corresponder às necessidades de movimentar informações, produtos e matérias de forma ágil, confiável e segura, contornando-se problemas geográficos, de circulação entre outras adversidades. Sempre focado nos conceitos de racionalidade, tanto operacional quanto financeira.

CONCEITO PROCESSOS E SUBPROCESSOS LOGÍSTICOS

Atualmente a gestão empresarial está voltada para os processos, que consequentemente é composto por um conjunto de sub processos, atividades e tarefas que se inter-relacionam, no esforço de agregar valor e gerar bens e serviços, no intuito de atender às necessidades dos clientes internos ou externos.

A logística sendo tratada como um macroprocesso divide em três processos básicos e seus sub processos:

Abastecimento (inbound) – engloba as atividades realizadas para colocar os materiais e componentes disponíveis à produção ou distribuição (obtenção de materiais e componentes nacionais e importados), utilizando técnicas de armazenagem, movimentação, estocagem, transporte e fluxo de informações, relacionado a este processo temos os sub processos;

• Armazenagem – administra os espaços necessários para manter o estoque, envolve problemas como localização, dimensionamento de área, arranjo físico, estoque e configuração do armazém.

• Transporte – deslocamento de pessoas e mercadoria de um local para o outro, feito por meio de veículos, aeronaves, embarcações ou por equipamento de movimentação, configuração da rede de distribuição.

• Compras – é a atividade que deixa o produto disponível para o sistema logístico, seleciona fontes de suprimentos, das quantidades a serem adquiridas, da programação das compras, da forma pela qual o produto é obtido.

Planta, interna ou operativa – envolve todas as atividades realizadas no suporte logístico à produção, todo fluxo de materiais e componentes na manufatura dos produtos em processo, até a entrega dos mesmos no estágio final para a Logística de Distribuição; acondicionados a este processo estão os sub processos de:

• Armazenagem – atividades de movimentação interna e acondicionamento.

• Transporte e planejamento – pode ocorrer no deslocamento externo interplantas de componentes para sub montagens.

• Controle da Produção (PCP) – Planeja e controla atividades produtivas da empresa, cuida das matérias-primas necessária, da quantidade de mão de obra, das máquinas e equipamentos, dos estoques dos produtos acabados, etc.

Distribuição (outbound) – engloba todo fluxo, desde a solicitação de vendas, processamento do pedido até a entrega do cliente/consumidor final, tanto no mercado nacional como no externo, incluindo as atividades relacionadas ao pós-venda; o composto de Marketing (produto, preço, promoção e distribuição), que no âmbito dos sub processos de armazenamento e transporte busca uma forma estratégica de agregar valor ao cliente. Envolvem os seguintes sub processos;

• Armazenagem – envolve atividades como Picking (retirada dos itens em estoque para atender uma demanda específica, coleta e separação de pedidos, segundo as necessidades de cada cliente). Expedição que trata de transferência de materiais agrupados por rotas para a doca de expedição, leitura de etiquetas com código de barras, conferência dos volumes a serem despachados, pesagem e carregamento dos veículos.

• Transporte e Processamento de pedidos – atividades críticas em termos do tempo necessário para levar bens e serviços aos clientes, essa atividade dá início à movimentação de produtos e a entrega de produtos.

DIVERSOS TIPOS DE MODAIS E CUSTOS

Muitas organizações buscando minimizar os custos de operação logísticas têm transformando seus departamentos de logística em Unidade de Negócio Autônomas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com