TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas - Unidade 1

Monografias: Gestão De Pessoas - Unidade 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Correta

A gestão das pessoas tornou-se um desafio estratégico de muitas empresas na atualidade, em decorrência das mudanças importantes que acontecem no cenário competitivo. A gestão das pessoas é um processo complexo, que deve ser arquitetado com estratégias, políticas e práticas e uma estrutura de Recursos Humanos que contribua na capacitação dos gestores organizacionais no exercício desse papel. (BIANCHI, 2008)

Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar o ambiente que influencia a organização, onde é possível encontrar dois tipos de forças: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Na proposição de um modelo de gestão de pessoas, as forças internas referem-se: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: c. Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

Resposta Correta: c. Ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

Feedback da resposta: Gestão de pessoas pode ser entendida como a maneira pela qual uma empresa se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano no trabalho. Os modelos de gestão de pessoas são estruturas, processos, sistemas e profissionais especializados que atuam com o objetivo de apoiar a gestão dos colaboradores de uma empresa. Toda e qualquer empresa depende do desempenho humano para seu sucesso, por essa razão elas desenvolvem e organizam uma forma particular de estimular este comportamento: seu modelo de gestão de pessoas.Tudo o que interfere ou influencia as relações organizacionais externa ou internamente pode ser considerado um elemento importante do modelo de gestão de pessoas de uma empresa. Entre as condições externas destacam-se o ambiente sociocultural, econômico, político e institucional que podem ser mais especificamente analisados, por exemplo, através do nível de qualificação dos indivíduos em uma determinada região, índices de desemprego, competitividade do mercado de trabalho, leis e tendências da legislação, etc. Por sua vez, dentre os fatores internos destacam-se as decisões, intenções e inserção estratégica da empresa, estrutura e cultura organizacional, padrões tecnológicos, condições financeiras da empresa, competências dos funcionários, etc.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Correta

Ao observar o mercado, é possível notar que cada vez mais as organizações buscam avaliar seus colaboradores tanto por suas competências técnicas quanto comportamentais. No entanto, muitas empresas nem sempre alcançam os resultados esperados simplesmente porque não conduzem o processo de avaliação de desempenho de forma correta e atropelam fases consideradas fundamentais. Diante desse possível fracasso, as consequências geradas podem ser consideradas perigosas para as corporações, pois o clima organizacional geralmente é afetado, as pessoas sentem-se desorientadas e, muitas vezes, deixam "de lado" o compromisso com a empresa em que atuam. (Fonte: rh.com.br)

As principais tendências para o desenvolvimento adequado do processo de avaliação de desempenho podem ser resumidas da seguinte forma: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada: e. Avaliação compreendida como um espaço para o fornecimento de feedback a todos os colaboradores, promovendo expectativas e comportamentos coerentes com as estratégias organizacionais.

Resposta Correta: e. Avaliação compreendida como um espaço para o fornecimento de feedback a todos os colaboradores, promovendo expectativas e comportamentos coerentes com as estratégias organizacionais.

Feedback da resposta: A avaliação de desempenho, mais do que simplesmente permitir conhecer se os objetivos da empresa foram alcançados ou não, possibilita gerenciar o processo, assegurando que os objetivos das pessoas e da organização - sejam atingidos, configurando-se como um sistema de gestão de desempenho. A avaliação de desempenho tem como funções principais: fornecer feedback a todos os colaboradores com relação ao seu desempenho; promover valores, expectativas e comportamentos coerentes com as estratégias organizacionais e servir de base à integração de todos os subsistemas de gestão de pessoas.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Correta

“A cada ano transformações mundiais associadas ao comportamento humano e às inovações tecnológicas estão se acelerando, forçando as organizações a se inserirem em processos de mudanças, visando a competitividade no mercado globalizado. É de fundamental importância que se compreenda a mudança como um processo dinâmico, que deve ser planejado, organizado e conduzido com muito cuidado para produzir resultados claramente definidos em curto, médio e longo prazos. Quanto mais se retarda a decisão de mudar, mais complicado e difícil se torna o processo.” (fonte: Américo Germano in: http://www.comicro.org.br). Das situações abaixo, qual das alternativas melhor caracteriza as organizações em mudança? Assinale a alternativa correta

Resposta

Resposta Selecionada: a.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Resposta Correta: a.

A ênfase na hierarquia é reduzida, aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores, destacando o desenvolvimento de competências.

Feedback da resposta:

Com a competitividade entre as empresas, agora em nível global, as empresas passaram a rever seus processos, fluxo de trabalho, reduziram níveis hierárquicos e passaram a investir no capital humano como forma de sobreviverem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com