TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Dos Recursos Financeiros Do PDDE E PDE

Ensaios: Gestão Dos Recursos Financeiros Do PDDE E PDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A prioridade na transparência da prestação de contas e em todo processo de tomada de decisões e gestão dos recursos financeiros do PDDE e PDE, resulta na melhoria da infra-estrutura física e pedagógica, pois só assim teremos uma gestão responsável, ao tornar do conhecimento de todos, as necessidades da escola, como funciona e principalmente como e onde é empregado os recursos que refletem sem dúvida, na qualidade da educação.

SITUAÇÃO PROBLEMA:

Os problemas existentes na escola e comunidade escolar no geral, na sua maioria devem-se ao desvio de recursos de custeio e de capital. Os recursos eram mal administrados e como em toda e qualquer instituição pública demorou para os órgãos superiores executores se manifestarem.

A comunidade escolar é passiva e desconhece os montantes dos recursos e seu destino. Como é de costume em qualquer órgão, escolas e associações, geralmente os representantes não socializam com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE, PDE e outros.

A comunidade escolar, mesmo os mais próximos (que estão dentro da escola) não tem participação no planejamento e nas decisões de como investir as verbas que são destinadas pelos programas para melhoria da escola. Nem mesmo sabem de qual programa participam.

Muitas vezes os representantes dos grupos responsáveis pela prestação de contas da escola, assinaram papéis sem nem mesmo saber o que e porque estão assinando, e assim não percebem que estão contribuindo para o aumento da desigualdade social.

A educação é um meio pelo qual o homem tem a oportunidade de evoluir nos âmbitos morais, intelectuais e sociais, se tornar convicto de seus direitos, ideais e valores. A escola não é um depósito de pessoas sem alternativas. É nela que formamos pessoas capazes de se reconhecerem como cidadãos, reconhecerem suas necessidades e elegerem suas prioridades com transparência, responsabilidade e cidadania.

PROPOSTAS DE SOLUÇÕES

Palestras com pessoas aptas para prestar esclarecimento sobre os programas PDDE, PDE, do FNDE e outros recursos;

Semestralmente reunir os membros participantes (todas as pessoas envolvidas) nos trabalhos de aplicação dos recursos;

Incentivar os envolvidos a participarem com sugestões e eleição de prioridades às necessidades infra-estruturais e pedagógicas da escola;

Promover mini-cursos que falem a respeito dos programas do governo;

Criação de comissões de fiscalização da utilização e aplicação das verbas recebidas de acordo com os fins para que foram solicitadas;

Planejamento e aplicação de planos de ação para fiscalização e execução das atividades propostas;

Exposição explícita e detalhada da prestação de contas afixada no mural da escola ou em local de fácil visibilidade por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com