TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competencias

Artigo: Gestão Por Competencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 17

1 A mudança organizacional é o movimento de uma organização de seu estado presente em direção a um estado futuro para aumentar sua eficiência. As forças da mudança organizacional incluem forças competitivas, forças econômicas, políticas e globais, forças demográficas e sociais e forças éticas. As organizações muitas vezes são relutantes em mudar porque a resistência à mudança nos níveis da organização, de um grupo e de indíviduo tem dado origem à inércia organizacional. Conceitue cada uma das forças a favor da mudança organizacional (competitivas, econômicas, políticas e globais, demográficas e sociais e éticas) e por que algumas empresas são relutantes em mudar.

Forças Competitivas: Conceito o qual segue de premissa para a sobrevivência hoje de uma organização dentro do mercado concorrente.Com as inovações tecnológicas as empresas cada vez mais buscam a melhoria de processos métodos conceituais e ferramentas para aumentar a capacidade de criar novos ou melhores produtos ou serviços do que seus concorrentes. Esse conceito de certo modo automaticamente quando aplicada traz mudanças desde a estrutura das relações de tarefas utilizadas cotidianas na empresa como também exige uma capacidade de melhoria de habilidades técnicas e conceituais dos colaboradores presentes. Normalmente para se liderar uma mudança inovadora e obter resultados significantes e manter uma vantagem competitiva perante os concorrentes, exige uma flexibilidade e visão e um alto grau de mensuração não só do nível estratégico mais do nível tático para diferentes processos e mudanças nas rotinas desde rotinas administrativas como operacionais, tendo que fazer sua reestruturação da própria cultura e costumes que se mantinham perante a missão ou visão estipulada pela organização.

Forças Econômicas, Políticas e Globais: Como classificado uma mudança organizacional nada mais sair de um estado presente que mesmo significativo tende a mudar para um estado desejado a fim de aumentar sua eficácia e seus lucros. Sendo assim a mudança acaba sendo contínua de acordo com a necessidade e as forças que a induzam a fazer essa mudança.Hoje mais do que nunca as forças economicas, políticas e globais estão afetando bruscamente ao motivo e a forma de sobrevivência das organizações hoje no mercado. Com mudanças dentre essas três forças devido a importantes mudanças entre os Países emergentes causando disposição de cooperação de livre comércio, organizações de diferentes segmentos obteram uma visão de expansão de seus insumos e serviços,tendo-se que se benificiar ou até mesmo se alocar em regiões e Países para expansão de suas ações.Torna- se um desafio para muitas organizações onde, manter uma estrutura organizacional permanente afeta não principalmente no seu modo de trabalho causando conflitos regionais onde trata-se de regiões de diferentes culturas e costumes,mais sim na existência da mesma no mercado. Hoje ignorar esses efeitos de mudanças ecônomicas e políticas que acontecem no mundo como um todo,é obter um caminho garantido para a não melhoria. Mais do que nunca as organizações estão se edaptando aos valores econômicos, políticos e culturais dos países em que se localizam ou se integra.

Forças demográficas e sociais: Um dos grandes desafios das organizações não são somente fatores econômicos ou competitivo para se enquadrarem ou aprimorarem no mercado competitivo, mais com o devida composição da força de trabalho atualmente nas empresas e contendo diversidades,colaboradores de diversas culturas diferentes, costumes diversos, isso afeta criando mais desafios e sucessivamente oportunidades dentro das organizações.Nos tempos de hoje com essa missigenação de características diversas dentro das empresas os idealizadores e gestores estão tendo que tomar uma postura diferente perante os funcionários no modo de se gerenciar pessoas em uma equipe de trabalho.Mais do que nunca a adaptação desses lideres estão em constante mudança para trazer métodos de melhoria e fazer que seus colaboradores entendam e motivem-se passando suas expectativas sendo que cada um possui uma forma de interpretar situações e informações diversas. Mais do que nunca os antigos esteriótipos tiveram que ser modelados,a visão de importância da diferença social e pessoal em contratações ou oportunidades dentro da empresa,o que cada colaborador representa e o quanto ele pode se sentir satisfeito com um equilíbrio entre seu estilo de vida que o mesmo leva em sua cultura e o estilo de trabalho que o mesmo exercera dentro da organização,podendo trazer ao mesmo uma controle e sentimento de satisfação,pois assim as empresas acabam colocando como ponto de apoio para sua eficiência organizacional a utilizaçao das habilidades dos seus membros,utilizando-os como artefatos posições importantes tendo que investir em capacitação para desenvolvimento de novos talentos.

Forças Éticas: Possuindo a mesma importância para uma organização aplicar mudanças de acordo com as forças demográficas e sociais ocasionadas, pois é de extrema importância as organizações se adequarem de acordo com o crescimento das estrutura governamentais sociais e politicas, pois buscando uma melhor conduta e ética organizacional perante seus concorrentes tornando-a mais responsável com seus deveres e valores estipulados, resultando em uma melhoria na eficácia e deveres a serem cumpridos.

É devidamente de responsabilidade da organização e seus gestores buscar métodos de filtrar e absorver essas falhas perante a ética estipulada pela empresa, assim promovendo um direito aos funcionários de consederem essas falhas ocorrentes, dando acesso direto dos colaboradores ao responsáveis pelas tomadas de decisão, ajudando-os a criar um maior controle dos delatos ou denuncias ocorrentes sobre problemas éticos como a conduta de certos gestores ou colaboradores.Essa força auxilia para que a ação da organização perante esses casos ocorram com maior prioridade, pois tem como principal função blindar os interesses gerais da empresa. De um modo mais simples essa mudança faz que os gestores e funcionários possam auxiliar a organização contra esses delitos éticos que ocorrem por pessoas resistentes dentro da organização.

As organizações se tornam relutantes e resistentes a mudança pelo fato de alguns fatores que afetam desde a estrutura de processos de cada setor ou seguimento mais também na ideologia e estrutura da cultura e missão da empresa, causando conflitos referente a poder de dominíos e processos dentro da empresa(cargos,benefícios),a busca de uma melhoria contínua pode ser de um modo conflitante para processos mecanicistas dentro da empresa, causando desconforto para os colaborades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com