TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competencias

Casos: Gestão Por Competencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando a evolução tecnológica do mundial do século XXI, podemos observar uma competição acirrada entre empresas e organizações, que correm diariamente para estar à frente da concorrência Nacional e Internacional. No mercado de trabalho não é diferente, onde Jovens cada vez mais cedo, buscam seu lugar de destaque. Para isso muitas empresas em seu departamento de RH têm desenvolvido ferramentas e estratégias, buscando agregar profissionalismo e crescimento tanto para o profissional quanto para as organizações. Nesse aspecto, na busca pelo aperfeiçoamento, crescimento e valorização profissional algumas empresas empregam a gestão por competência e planejamento de carreira como estratégias de desenvolvimento organizacional.

Gestão por competências é um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento. A gestão por competências tem, como idéia primordial, alinhar as competências existentes na organização com as competências consideradas necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais, descobrindo e valorizando talentos.

É possível, então, classificar as competências como profissionais ou individuais (aquelas relacionadas a indivíduos) e organizacionais (aquelas inerentes à organização como um todo ou a uma de suas unidades produtivas), ressaltando-se que as competências profissionais, aliadas a outros recursos e processos, dão origem e sustentação às competências organizacionais. A gestão por competências, como será visto a seguir, propõe-se a alinhar esforços para que competências profissionais possam gerar e sustentar competências organizacionais necessárias à consecução de objetivos estratégicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com