TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Propriedade

Seminário: Gestão de Propriedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Seminário  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Pública

Disciplina: Macroeconomia

Atividade à Distância 1 (AD1)

1) Defina o conceito de escassez no âmbito da ciência econômica?

R: É caracterizada como a ciência da escassez, tendo em vista que o indivíduo tem suas necessidades limitadas e os recursos para satisfazer essas necessidades, ilimitados. Sendo assim, deduzimos o seguinte que as necessidades humanas não podem ser simplesmente completamente satisfeitas. Logo, elas ficam evidentes que não são objeto de estudo da Economia e bens abundantes, a seguir vamos entender melhor o porquê disso. Diariamente podemos observar os erros na qualificação do conceito econômico. Vamos dizer que esta se baseia tão somente em uma relação entre coisas. Tendo em vista que informação é completamente inverídica, contudo, rotineira. A Economia, em sua definição, não se caracteriza numa relação entre coisas, mas sim, numa relação entre pessoas, que, por vezes, vem sendo mediada por coisas. Sendo a “ciência da escassez”, que administra os recursos escassos, aonde vem visando à produção de bens e serviços para suprir a carência da sociedade. Sendo assim para que os bens e serviços venham conseguir satisfazer as necessidades humanas é necessário empregar fatores de produção para tal fim. Onde os fatores de produção tem que ser entendidos como os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, sendo, tudo aquilo que é utilizado para fazer o produto que se deseja.

2) Explique a diferença entre a macroeconomia e a microeconomia?

R: Macroeconomia: É a parte da ciência econômica que vem focalizando o comportamento do sistema econômico como todo. Tendo como objeto de estudo e as relações entre os grandes agregados estatísticos: - a renda nacional, o nível de emprego e dos preços, o consumo, a poupança e o investimento totais. Esse direcionamento vem sendo fundamentado na ideia de que é possível explicar a operação da economia sem que haja necessidade de compreender o comportamento de cada indivíduo ou empresa que dela participam.

Microeconomia: É o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades do consumo que são representadas pelos indivíduos e pelas famílias; as empresas e suas produções e custos; a produção e o preço dos diversos bens, serviços e fatores produtivos. Tendo em vista que, a microeconomia ocupa-se da forma como as unidades individuais que compõem a economia - consumidores privados, empresas comerciais, trabalhadores, latifundiários, produtores de bens ou serviços particulares... - agem e reagem umas sobre as outras.

3) Aponte duas razões, relevantes do ponto de vista econômico, para que o Estado intervenha na economia.

R: A regulação dos setores privados, não sendo apenas fixando as regras do mercado, mas atuando de outras formas com vistas para alcançar objetivos que vão desde o estímulo ao crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com