TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Propriedade

Ensaio: Gestão de Propriedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Ensaio  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Pública

1 - Conceito – É todo serviço prestado de forma concreta e imediata pelo Estado e seus órgãos visando atender a necessidade da coletividade.

2 - Níveis da Administração Pública

Administração Pública Direta: É o conjunto de unidades que de forma organizada integra a estrutura administrativa dos poderes da União, Estado, Municípios e Distrito Federal.

2-1 – São formados pelos Poderes:

• Legislativo: Entre outras atribuições, a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do poder Executivo. Ele é formado pelos vereadores, deputados e senadores.

Funções: Legislar, cobrar a aplicação dessas medidas e fiscalizar permanentemente a aplicações de recursos pelo Governo.

• Executivo: Tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do povo e do Estado.

Funções: Executar leis, as vezes alterar leis já existentes

• Judiciário: Tem a função de interpretar e aplicar a lei nos litígios entre os cidadãos e entre cidadãos e o Estado.

Funções: Solucionar conflitos através da jurisdição, capacidade que dá aos Juízes o poder-dever de dizer o seu direito.

3 - Administração Pública Indireta: São entes de direito privado ou público criados pelo Poder Público através de lei que recebem a titularidade para a execução de determinados serviços públicos.

3-1 – São Entes da administração indireta:

• Autarquias: Órgão de personalidade jurídica de direito público criada por lei para executar atividades típicas da administração pública.

Exemplo de Autarquia: UFPB, ANELL, ANATEL.

Características: Possuem patrimônio próprio, atribuições estatais, sujeitas a fiscalização do Estado, privilégios de entes estatais, dotadas de autonomia financeira e administrativa e etc.

• Empresas Públicas: São entidades de personalidade jurídica de direito privado dotado de capital próprio e exclusivamente governamental criada por lei para exploração econômica ou serviço público.

Características: Possui personalidade jurídica, capital público, criadas por lei, patrimônio próprio.

Exemplo de Empresas Públicas: Caixa Econômica Federal, Correios.

• Fundações: São entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público ou privado, com patrimônio próprio, criada por lei para exercer atividades não lucrativas como educação, cultura, entre outros.

Características: Criadas por lei, capital próprio, sem fins lucrativos, autonomia financeira e administrativa, contrato através de licitação, imunes a impostos.

Exemplos de Fundações: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IBGE – Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística.

• Sociedade de Economia Mista (S/A): São entes dotados de personalidade jurídica de direito privado criador por lei para exploração de atividade econômica ou prestação de serviço, com participação do poder público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com