TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de cargos, salários e benefícios

Artigo: Gestão de cargos, salários e benefícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Artigo  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

Administração de Cargos, Salários e Benefícios

Com a constante transformação e de novos avanços as empresas foram evoluindo, provocando a necessidade de estudos e novas técnicas, normas e procedimentos para os processos de atração e retenção de talentos e melhorias do clima organizacional.

As estratégias nos planos de administração de cargos, salários e benefícios contribuem para conduzir a gestão de pessoas nas organizações de sucesso.

A aplicação do calculo correto permitira fazer definições necessárias para as tomadas de decisões. As empresas devem conhecer a forma correta de elaboração da analise, descrição e avaliação de cargos e do quanto se torna importante a pesquisa salarial. A montagem de cargos e salários conduz a evolução do desempenho.

A organização que se preocupa com os seus colaboradores e investe naqueles talentosos, contribui significativamente para a satisfação dos mesmos no trabalho, alavancando o interesse a novos cargos.

A administração de pessoas deve estar sempre aprimorando suas praticas, conceitos, pesquisas, sendo coerentes com o mercado de trabalho e com a organização.

É necessário:

- Analise de cargo: estudo de informações sobre as tarefas que compõem um cargo e as características que o funcionário deve possuir.

- Descrição de Cargo: é a apresentação das tarefas, com um melhor entendimento.

- Especificações do cargo: descrição dos requisitos exigidos para cada cargo, abrangendo responsabilidades e questões relacionadas ao desenvolvimento do trabalho.

- Tarefa: atividade desempenhada pelo colaborador dentro da empresa.

A área administrativa de cargos e salários adota varias estratégias para o desenvolvimento desses processos como:

- Observar o próprio ambiente de trabalho do colaborador envolvido.

- Elaborar e distribuição de questionário apropriado, onde há perguntas padronizadas, onde os participantes respondem de acordo com o analise e descrição do cargo.

- Entrevista com o ocupante: contendo perguntas acerca da responsabilidade afeta ao cargo, esclarecimento de duvidas eventual, com relação ao processo de elaboração da discrição do cargo.

- Métodos combinados

Um recurso importante para o desenvolvimento dos trabalhos da administração de cargos e salários é a Estatística Salarial, onde o objetivo é oferecer inúmeros indicadores e percentuais para extração de dados, com intuito de cálculos de reajuste salarial, manual de avaliação de cargos, elaboração da estrutura de cargos e salários.

Os cargos nas empresas têm de ser observados com muita atenção, no sentido de identificá-los, classificar e dar remuneração adequada que permita às organizações à atração ao cargo e valorização do seu capital humano:

A avaliação é uma forma ao qual a empresa pode estabelecer o valor de cada um de seus cargos. A mesma pode ser feita por métodos de comparação de fatores, escalonamento, graus predeterminados e métodos de pontos.

Além dos métodos selecionados é necessário à montagem de uma comissão de avaliação formada pelo responsável dos recursos humanos, chefe de remuneração e chefe da área que tenha ciência dos cargos a avaliar.

É necessário que a equipe examinadora tenha estabelecido os objetivos e planejado critérios a serem analisados. Outro fator importante para administração de cargos e salários é a pesquisa salarial.

A pesquisa salarial é um meio adotado de conhecer os salários através de pesquisas a outras empresas, com intuito de estabelecer diretrizes e determinar pisos salariais coerentes com as praticas do mercado.

A estrutura e a política salarial se tornam indispensáveis para as organizações, através delas é possível controlar todo o cenário de cargos e salários. O planejamento salarial deve conter o numero de salários aprovados para cada cargo ou grupo, começando pelo salário admissional até o salário Maximo. O planejamento pode ser montada através planilhas contendo retas como a curva de referência, valores equivalentes às medidas do mercado (empresas concorrentes).

A organização pode optar pela estrutura salarial derivada do método de cargos por pontos. Essa estrutura requer muito trabalho, sendo dividida em varias etapas:

1- Calculo do ajustamento da curva de referência.

2- Definição do numero de graus do plano salarial.

3- Determinação do ponto médio dos graus.

4- Calculo do salário médio no ponto médio dos graus.

5- Elaboração da faixa salarial.

6- Enquadramento dos cargos da empresa nos graus determinados.

A Constituição Federal garante aos trabalhadores, salários fixados em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as suas necessidades vitais e básicas, piso salarial proporcional à extensão e complexidade do trabalho.

O planejamento de carreiras é indispensável para todos os gestores e colaboradores. Sem esse planejamento os caminhos para o crescimento profissional ficam limitados.

O planejamento de carreira é um plano de desenvolvimento individual de cada funcionário, exigindo uma busca freqüente do autoconhecimento.

Existem inúmeras vantagens de se desenvolver um plano de carreira:

- Contribui por intermédio da possibilidade de crescimento dos colaboradores, e para a empresa com níveis elevados de qualidade e produtividade.

- Motivação aos colaboradores, em busca do crescimento nas competências técnicas.

- Propiciar condições para uma melhor integração do colaborador na empresa.

O progresso do colaborador em sua carreira reflete ao conjunto de dois fatores: disposição para buscar a sua qualificação e oportunidades oferecidas a mesmo.

O sistema de remuneração estratégica e benefícios representam importantes ferramentas de gestão, pois contemplam o profissional que busca e consegue atingir seus objetivos.

A remuneração estratégica é um novo e importante modelo de compensação, por uma razão ou outra, de premiar colaboradores que mais se destacam dentro de um tempo determinado nos setores das organizações.

É um complemento à remuneração fixa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com