TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Tese: Gestão de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Tese  •  6.404 Palavras (26 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 26

Universidade Anhanguera Educacional

Tecnologia em Logística

Administração de Materiais

Pindamonhangaba, 02 Outubro de 2013

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

INTRODUÇÃO

Apresentaremos em detalhes a Administração de Materiais, tem por finalidade assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.

A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.

O trabalho será dividido em quatro etapas, sendo elas Recursos materiais e patrimoniais; Gestão de Estoque e Compras; Administração Patrimonial – Instalações; Gestão da distribuição logística.

A administração de materiais é também considerada um gerenciamento do estoque, é um tipo de ciência humana fundamentada em normas e funções elaboradas para disciplinar os elementos dessa cadeia de gerenciamento e produção. A administração de materiais estuda os empreendimentos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz com retorno de forma lucrativa e sustentável. Administrar envolve planejamento, relatórios, projetos e planos de ação, em que é exigida a aplicação de conhecimento inerente às técnicas da administração.

Etapa 1

1. EMPRESA

Empresa:

Localizada , atua no segmento de indústria de plásticos, sendo de porte e tamanho médio. Fundada em fevereiro de 2000, nasceu da demanda de uma indústria de equipamentos médicos para uma pequena quantidade mensal de gabinetes plásticos elaborados com design diferenciado, a preços reduzidos.

Desde o início, tem prestado serviços tanto a grandes empresas de renome internacional quanto a empreendedores de pequeno e médio porte.

Sua expansão durante esses anos foi constante, o que atesta a crescente procura do mercado por um processo rápido e funcional que ofereça produtos com design industrial de primeira linha, produzidos em pequenas e médias escalas.

Até 2007, mais de 2800 projetos foram executados pela . Considerando-se 2008, esse número eleva-se para mais de 3500.

A missão da empresa é Fornecer soluções de projetos que atendam as necessidades de seus clientes e desenvolver peças plásticas de alta qualidade, com rapidez e design personalizado, sem o uso de moldes ou ferramentas especiais. Seus valores são:

1. As pessoas em primeiro lugar

2. Qualidade nos produtos e serviços prestados

3. Segurança e comprometimento com seus colaboradores e clientes

4. Respeito é indispensável para todos dentro e fora da empresa

5. Responsabilidade social

6. Decisões responsáveis

Produziram peças plásticas Contando com a rapidez que o uso da tecnologia de ponta de origem alemã PMPT (Planar Modular Produto Technology) oferece – sem o uso de moldes ou matrizes – proporcionaremos um design personalizado e arrojado para seus produtos, com variada opção de cores e total funcionalidade desde o primeiro protótipo. A Plascar presta seus serviços a empresas atuantes em variados segmentos, como os listados abaixo.

• Automação comercial, bancária, predial e industrial;

• Automotiva;

• Comunicação;

• Eletroeletrônico;

• Equipamentos para Laboratórios; Estética;

Responsável: Davison Silva de Abreu, cargo Ass. de Compras e Logística.

Toda produção depende da existência conjunta de três fatores de produção: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa. Para os economistas, todo processo produtivo se fundamenta na conjunção desses quatro fatores de produção.

Os quatro fatores de produção. Cada um dos quatro fatores de produção tem uma função específica, a saber: a) Natureza: é o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias-primas, os materiais, a energia etc. É o fator de produção que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar. Dentre os insumos, figuram os materiais e matérias-primas; b) Capital: é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. O capital representa o fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção; c) Trabalho: é o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transforma os insumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados. O trabalho representa o fator de

produção que atua sobre os demais, isto é, que aciona e agiliza os outros fatores de produção. É comumente denominado mão-de-obra, porque se refere principalmente ao operário manual ou braçal que realiza operações físicas sobre as matérias-primas, com ou sem o auxílio de máquinas e equipamentos; d) Empresa: é o fator integrador capaz de aglutinar a natureza, o capital e o trabalho em um conjunto harmonioso que permite que o resultado alcançado seja muito maior do que a soma dos fatores aplicados no negócio. A empresa constitui o sistema que aglutina e coordena todos os fatores de produção envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere o resultado que teria cada fator isoladamente. Isto significa que a empresa tem um efeito multiplicador, capaz de proporcionar um ganho adicional, que é o lucro. Mas adiante, ao falarmos de sistemas, teremos a oportunidade de conceituar esse efeito multiplicador, também denominado efeito sinergístico ou sinergia. Modernamente, esses fatores de produção costumam serem denominados recursos empresariais. Os principais recursos empresariais são: Recursos Materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com