TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Seminário: Gestão de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão de Materiais

Cabe à Gestão de Materiais o controle das disponibilidades e necessidades totais do processo produtivo, envolvendo não só os almoxarifados de matérias-primas e auxiliares, como também os intermediários e os de produtos acabados. Seu objetivo não é deixar faltar material ao processo de fabricação, evitando alta imobilização aos recursos financeiros

Portanto, a função principal da administração de estoques, a Gestão Estratégica de Materiais, é maximizar o uso dos recursos envolvidos na área logística da empresa e, com grande efeito dentro dos estoques para redução dos custos operacionais.

As grandes funções da administração de materiais são:

• Compras

A função de Compras pode ser dividida em compras no mercado interno e importações. Toda compra envolve fornecedores, contratos (licitações), tomada de preços, pedido de compra (prazos, condições de pagamento, etc.), transporte e controle no recebimento da mercadoria. Caso hajam importações, os compradores deverão ter conhecimento das leis e guias de importação, bem como dos processos envolvendo órgão do governo federal mediador das importações.

• Transporte

A função de Transportes envolve do fornecedor até o espaço físico de estocagem pode ser feita interna ou por terceiros. Caso for interna, envolve o processo de gerenciamento e distribuição das cargas. Se externa, envolve a contratação de transportadoras (rodoviárias, ferroviárias, aéreas ou marítimas).

• Armazenagem e Conservação

As funções de Armazenagem e Conservação envolvem todos os processos de recebimento das mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação do estoque, armazenagem no local físico (localização) designado para os itens e contabilização dos itens.

• Manipulação e Controle dos Estoques

As funções de Manipulação e Controle dos Estoques envolvem todos os processos de requisição e devolução de itens em seja para fabricação, consumo ou revenda. Cada um destes processos é composto por sub-processos legais. Caso a retirada de itens seja para venda e entrega em um cliente, um processo de emissão de notas fiscais para circulação de mercadorias (pode ser o faturamento direto) deve ser incluído para esta função.

A ESTRATÉGIA LOGÍSTICA E SUAS APLICAÇÕES

A definição do plano estratégico de uma organização inclui além de

conhecimento mercadológico e bom senso, consideração sobre as necessidades do

negócio, decisões disponíveis e possíveis, tática de aplicação, visão macro do desenho e

da operação do sistema logístico, além da constante avaliação de desempenho de todo o

sistema, com vistas a retomada de foco ou correção de rota, dependendo do resultado

desta avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com