TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Resenha: Gestão de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

A administração dos recursos materiais segue a seqüência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais trata da seqüência de operações que, assim como a administração dos recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem, para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

A tecnologia é o recurso que vem ganhando cada dia mais importância devido a seu avanço. Na administração de recursos, possuir um sistema eficiente permite até mesmo vantagem econômica, como maiores lucros.

Os recursos tecnológicos chegam a ser considerados um fator de produção, já que ela é o corpo de conhecimentos o qual a empresa conta para produzir produtos e serviços. Os recursos tecnológicos de uma empresa devem ser planejados, desenvolvidos ou adquiridos, controlados e ter ações de acordo com as informações geradas.

Logo, a administração compreende três campos básicos: pessoal, material e financeiro. Portanto, a administração de material corresponde ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle das tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais às atividades operacionais dentro de uma organização não importando qual seja a natureza.

Alguns objetivos da administração de materiais são:

• Preços baixos

• Alto giro de estoques

• Baixo custo de aquisição e posses

• Continuidade de suprimento

• Consistência de qualidade

• Pouca despesa com pessoal

• Relações favoráveis com os fornecedores

• Aperfeiçoamento do pessoal

• Bons registros.

Existem algumas técnicas básicas na administração de materiais, como a padronização dos materiais em uso, acompanhamento do ciclo de materiais (preparação, programação e introdução) dos materiais na organização. É necessária também atenção especial ao processo de procura e obtenção desses materiais, pois com a globalização houve crescimento das fontes fornecedoras. Não podemos nos esquecer do transporte e armazenagem, pois um baixo desempenho no transporte pode comprometer a atividade final. Quanto a armazenagem, é preciso procurar reduzir quantidade de material armazenado e aumentar a velocidade de entrada e saída dos locais de armazenagem de acordo com a previsão de consumo.

Com relação às empresas a administração de material é a atividade que está integrada a Logística Empresarial, execução e gestão nas tarefas de suprimentos, no transporte e na manutenção.

Existe uma outra política no ciclo de materiais que tem como objetivo a programação e preparação, organização e introdução dos materiais, evitando assim uma paralisação provocada por falta de material e eliminando o estoque inativo com sucatas excedentes resultantes da vida útil desse material.

Uma das preocupações básicas está no transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com