TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais

Tese: Gestão de materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

. Administração de Materiais

Sabe-se que a administração de materiais é um dos ângulos da Administração de Empresas, principalmente no que se referencia a parte de materiais. É a ciência básica para o estudo das formas, meios, técnicas, maneiras e processos de controle do dinheiro investido em materiais em uma empresa pública ou privada. (ARAÚJO, 1975, p.10).

Ainda segundo o autor, a Administração de Materiais busca organizar os problemas relacionados com suprimentos, alem de fiscalizar, zelar, controlar toda a cadeia de abastecimento, para que o mesmo seja executado a tempo e hora nas linhas de montagem e com isso melhorar o nível de produtividade na organização. (ibid. p.24).

O autor também diz que a Administração de Materiais “deverá tratar de problemas da organização dos setores que estão envolvidos na perfeita administração dos milhares de itens pertencentes a uma empresa, agrupando-os harmonicamente para constituírem o corpo de uma Divisão de Materiais.” (ibid. p.11).

Para Dias (1985, p.14), a Administração de Materiais sempre ficou aquém dos departamentos de vendas e de produção, no entanto a boa gestão do estoque é que faz que a linha de produção nunca pare, e acaba por ser um excelente propulsor da gestão financeira para o empresário, pois com isso, ele consegue obter critérios para definir vendas e aumento de estoque.

Para Dias (1993, p.12), ainda afirma que “Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos e serviços da empresa”. Com isso, fica claro que a boa gestão da cadeia de suprimentos torna-se fundamental para qualquer empresa que não queria apresentar falhas em seus vários departamentos devido à falta de materiais. Já Viana (2000, p.35), diz que a Administração de Materiais tem como objetivo fundamental “determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque, o que determina que a estratégia do abastecimento sempre é acionada pelo usuário, à medida que, como consumidor, ele detona o processo.”

Para atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo, é fundamental que haja o inter-relacionamento com outras atividades afins, para quem o sistema de abastecimento, contemple as técnicas e rotinas do gerenciamento de materiais, tais como a gestão, compras e armazenagem. (VIANA, 2000, p.35).

Já para Slack et. al. (2002, p.417) a Administração de Materiais quanto a sua gestão não se limita apenas nos setores de compras e estoque, “é a gestão do fluxo de materiais e informações através da cadeia de suprimento, incluindo compra, gestão de estoque, gestão de lojas, planejamento e controle da produção e gestão da distribuição física,” e complementam que “a gestão de materiais é um conceito integrado que inclui tanto as atividades de compra quanto as atividades de distribuição física dos materiais.” (ibid. p. 445).

A Administração de Materiais necessita, por sua vez, de profissionais treinados e conhecedores, que se atentem e assumam responsabilidades para garantir com que os devidos materiais sejam entregues no devido momento, nas devidas condições de serem utilizados, para que com isso garantam o andamento das linhas de produção e assim necessitam saber quando “prever para prover”. (ARAÚJO, 1975, p.24).

Já para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com