TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais e logística

Seminário: Gestão de materiais e logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

Passo 3

Administração de Materiais e Logística

Administração de materiais e logística é considerado um sistema dentro de uma organização, pois seu principal papel é determinar o quê, quanto e como adquirir ao menor custo desde o momento de sua concepção até o seu consumo final para repor o estoque.

Atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo é a meta primordial, portanto, deve – se existir uma integração das atividades como, Compras, Recepção e a forma de estocar os produtos adquiridos, sem deixar de pensar na forma de abastecimento do mesmo, que necessita de uma coordenação especifica de forma a permitir a racionalização de sua manipulação. Têm como responsabilidade as tarefas de compras, armazenagem, conservação, controle e distribuição física, cuidando desde a compra da matéria prima, sua produção até a entrega aos seus consumidores finais, zelando e fazendo um controle para que não faltem materiais á produção desses produtos e nem o acumulo de estoques.

A administração de materiais tem como objetivo, preços baixos, alto giro de estoques, baixo custo de aquisição e posse, pouca despesa com pessoal, relações favoráveis com os fornecedores, aperfeiçoamento do pessoal e bom registro.

Com a globalização nos dias atuais, as organizações se depararam com a necessidade de ter um departamento especifico para que assim possa administrar melhor a aquisição de seus produtos, cuidando assim para que seus produtos ou serviço cheguem a seus clientes da melhor maneira possível.

Através da administração de seus materiais, as organizações podem ter um diagnostico referente às questões de como eliminar perdas de materiais, maximização no aproveitamento do tempo de movimentação e estocagem dos mesmos sem deixar de lado a boa armazenagem.

Cabe a organização a escolha ideal de como administrar seus produtos levando em consideração qual o ramo de atividade e produto ou serviço prestado ao consumidor final.

As características a serem observadas para um bom gerenciamento de estoque são.

 Características físicas, químicas e biológicas de seus produtos.

 Quantidade de material a ser movimentado.

 Especificações técnicas de exigência de acondicionamento físico do material.

 Capital disponível na organização para manutenção e potencial futura do armazém.

 Relação custo x benefício (obtida através de cálculos de ganhos em mão – de – obra direta, de materiais e de redução das despesas indiretas comparadas com os custos de implementação dos maquinários e suas instalações e manutenções).

 E outras características interessantes para cada tipo de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com