TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de materiais e logística

Seminário: Gestão de materiais e logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Seminário  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA TABOÃO DA SERRA

ATPS – Administração de Materiais e Logística

Etapa 1 e 2

Taboão da Serra

2013

Etapa 1- Recursos de materiais e patrimoniais

Passo 1

Ler as partes 1, 2, e 3 do livro: Martins Petrônio Garcia.

A administração de matérias e uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos transporte e manutenção do matérias de uma organização. A administração de materiais tem impacto direto na lucratividade da empresa e na qualidade dos produtos havendo necessidades de uma gestão, o mais possível Just-in-time, como o objetivo de reduzir estoques e manter o cliente satisfeito.

O recebimento de produto, armazenamento de materiais, logística de distribuição, compras e programação da produção são atividades especificas da área de materiais e que tem um impacto expressivo no resultado da uma organização.

Passo 2

Ler os artigos do livro: VIANA João Jose, e fazer uma reflexão da importância da administração dos recursos de materiais.

Principais objetivos encontrados.

Preços baixos; Alto gero de estoque; baixos custos de aquisição e posses; comunidades de suprimento; Consistência da qualidade; Poucas despesas com o pessoal; Relação favorável com os fornecedores; Aperfeiçoamento de pessoal; Bons Registros. A administração de materiais e parte da administração geral que trata especificados materiais, Nas empresas é uma atividade integrada da Logística Empresarial, que abrange.

A execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção. O ciclo de vida dos materiais deve-se ter especial intenção ao processo de obtenção dos materiais, atualmente com a tendência de globalização da economia, as fontes fornecedoras multiplicaram-se em números, fazendo com que as equipes encarregadas destas atividades tenham uma crescente complexidade no seu trabalho. O transporte faz parte das preocupações básicas do administrador de materiais. Seja ele interno ou externo, um baixo desempenho na sua execução pode comprometer a atividade fim da organização.

Passo 3

Debater com a equipe sobre os conhecimentos adquiridos nos passos anteriores.

A administração de recursos de materiais e uma atividade que visa supri todas as unidades da empresa, para que todas funcione plenamente, esta atividades esta relacionadas nas áreas de compra recebimentos de material, armazenamentos, fornecendo as unidades e gerenciamento de estoques.

Entendemos que os estoques são uma forma da organização se proteger das imprevisibilidades dos processos com qual linda ou esta envolvida. o armazenamento dos materiais e uma atividade especializadas e consiste em armazenar adequadamente os materiais para que seja possível sua rápida recuperação e a manutenção dos níveis de qualidade. Todas as atividades da érea de materiais devem ser integradas e que todas as decisões precisão ser centradas em um único órgão.

Em uma empresa com maior complexidade podem exigir órgãos deferente envolvidos com área de materiais, contudo, esses órgãos devem possuir uma rede de comunicação rápida entre eles, e devem estar subordinadas ao mesmo cargo.

A administração de materiais é um conjunto de atividades que tem a finalidade de assegurar o suprimento de materiais necessários ao funcionamento da organização, no tempo correto, na quantidade necessária, na qualidade requerida para organização.

Etapa 2 - Gestão de Estoques e Compras.

Hoje todas as empresas procuram de uma forma ou de outra, obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente no momento e na quantidade desejada é facilitada por meio da administração eficaz dos estoques. A gestão do fluxo de materiais, serviços e informações, desde o fornecedor inicial até o consumidor final, constitui a essência da logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com