TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Get Free Undefined!

Dissertações: Get Free Undefined!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1 - Introdução à Estatística Descritiva

A estatística descritiva é a parte da estatística que procura somente escrever e avaliar certo grupo, sem tirar quaisquer conclusões ou interferências sobre um grupo maior. A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística. Pode ser resumida nas seguintes etapas:

Definição do problema, planejamento, coleta de dados (normalmente feita através de um questionário ou de observação direta), apresentação dos dados (através de tabelas e gráficos) e descrição dos dados.

Obtenção de algumas informações como médias, proporções, dispersões, índices que facilitam a descrição dos fenômenos observados.

Passamos a descrever também os conceitos envolvidos em um estudo da Estatística Descritiva:

Dados estatísticos é toda informação devidamente coletada e registrada. Todo dado se refere a uma variável, informações (conclusões / tomada de decisões), análise e interpretação dos dados (usando técnicas estatísticas)e coleta.

A variável é uma característica dos elementos de uma população ou de uma amostra, que pode assumir diferentes valores, sejam numéricos ou não, e que interessa ao estudo

Outra estatística usada para indicar o centro de um conjunto de dados é a mediana amostral, que pode ser definida, de maneira simplificada, como o valor intermediário do conjunto de dados, cujo n valores são dispostos em ordem crescente. Se n for impar, a mediana será o valor (n+1)/2; se n for par, a mediana será a média aritmética dos valores ocupando as posições n/2 e n/2+1.

Outra característica que tem sido utilizado para indicar a tendência central de um conjunto de um conjunto de observações é a moda amostral. Ela é definida como o valor que ocorre com maior frequência. Podemos ter séries unimodais bimodais ou multimodais, dependendo do numero de valores ocorrendo na amostra.

Referente a estatística utilizando o Excel é ensinar de maneira simples como usar os recursos para descrever e apresentar dados. O Excel é um aplicativo do Windows, ele é uma planilha eletrônica que fornece ferramentas para efetuar cálculos através de fórmulas e funções e para a análise desses dados. As cinco principais funções do Excel são:

• Planilhas: Você pode armazenar, manipular, calcular e analisar dados tais como números,

• Textos e fórmulas. Pode acrescentar gráficos diretamente em sua planilha, elementos gráficos, tais como

• Retângulos, linhas, caixas de texto e botões. É possível utilizar formatos pré-definidos em tabelas.

• Bancos de dados: Você pode classificar, pesquisar e administrar facilmente uma grande

• Quantidade de informações utilizando operações de bancos de dados padronizadas.

• Gráficos: Você pode rapidamente apresentar de forma visual seus dados. Além de escolher

• Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com