TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Getulio Vargas

Casos: Getulio Vargas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Getúlio Dornelles Vargas

Getúlio Dornelles Vargas nasceu no dia 19 de abril de 1882, em São Borja, no Rio Grande do Sul. Alterou o ano de seu nascimento para 1883 por razões desconhecidas. O fato foi descoberto somente no ano do centenário de seu nascimento, quando a igreja onde havia sido registrado divulgou sua certidão verdadeira. A falsificação descoberta por estudiosos constava do atestado militar apresentado por ele à Faculdade de Direito de Porto Alegre. E faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Getúlio Vargas, foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante seus dois mandatos. Ele foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

No seu governo foi assumido o poder em 1930, onde comandou a Revolução de 1930, que ocorreu uma desavença com o governo de Washington Luís. Após o ocorrido, Getúlio passou por seus quinze anos de governo seguintes, ordenando o nacionalismo e populismo.

Em 1934, foi publicado que haveria uma Constituição, após três anos (1937), o Congresso Nacional fechou e instalou o Estado Novo onde passou a governar com poderes ditatoriais, tornando-se sua forma de governo centralizada e controladora, que foi criado DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), para controlar e censurar as manifestações contrarias ao seu governo.

Nesse período, adotou forte centralização política e atuação do Estado.

Na área trabalhista, criou a Justiça do Trabalho (1930), o Ministério da Justiça e o salário mínimo (1940), a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) (1943), a carteira profissional, a semana de 48 horas de trabalho e as férias remuneradas. Na área estatal, criou a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945) e entidades como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -1938). Foi derrubado pelos militares em 1945.

Voltou à presidência novamente na eleição de 1950, eleito pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que ajudou a fundar. No último mandato, criou a Petrobrás, havendo um envolvimento do chefe de sua guarda pessoal no atentado contra o jornalista Carlos Lacerda levou as Forças Armadas a exigir sua renúncia no último ano do mandato.

No ano de 1954 Getúlio se suicidou-se em meio à crise política, com um tiro no peito, na madrugada de 24 de agosto, dentro do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, deixando uma carta-testamento em que apontava os inimigos da nação como responsáveis por seu suicídio.

Deixando apenas uma carta de testamento com uma mensagem de despedida, onde ficou marcada na história no Brasil. (Trecho)

“O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na Hist

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com