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Ginastica Artística E Rítmica (Pesquisa 1º)

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Por:   •  2/10/2014  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

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FACULDADE ANHANGUERA

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

Ginastica Artística e Rítmica (Pesquisa 1º)

Weslen Michel Rodrigues de Souza RA: 6450328058

Bauru – São Paulo – Brasil

FACULDADE ANHANGUERA S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

Ginastica Artística e Rítmica (Pesquisa 1º)

Profº Genivaldo Silva

“Trabalho apresentado ao Professor Genivaldo Silva como parte da nota do 1ºbimestre da materia de Teoria e Prática de Esportes - Ginástica Artística e Rítmica da Faculdade Anhanguera Baruru”.

Setembro / 2014

Bauru – SP

História

Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. Exercícios físicos eram motivo de competição entre os gregos, prática que caiu em desuso com o domínio dos romanos, mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras.

Durante a sangrenta Idade Média, houve um desinteresse total pela ginástica como competição e o seu aproveitamento esportivo ressurgiram na Europa apenas no início do século XVIII. Foram então criadas as escolas alemãs (caracterizada por movimentos lentos e rítmicos) e suecas (à base de aparelhos). Elas influenciaram o desenvolvimento do esporte, em especial o sistema de exercícios físicos idealizado por Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), o Turnkunst, matriz essencial da ginástica olímpica hoje praticada.

1. Aparelhos Masculinos

1.1 SOLO

O exercício de solo para homens dura entre 50 e 70 segundos e ao contrário do feminino não é acompanhado de música.

1.2 CAVALO COM ALÇAS

Está a 1,05 metro do solo e tem 1,60 metro de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contínuos de círculos e tesouras. Somente as mãos devem tocar o aparelho.

1.3 ARGOLAS

Estão a 2,55 metros do solo. Durante a apresentação o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posição vertical ou horizontal em relação ao solo. As argolas devem sempre permanecer paradas.

1.4 SALTO SOBRE A MESA (CAVALO)

O cavalo está a 1,35 metro do solo. O ginasta deve comunicar aos árbitros qual salto irá realizar para que se possa atribuir a nota de partida..

1.5 BARRAS PARALELAS

Estão a 1,75 metro do solo. Durante a apresentação o ginasta deve executar um movimento em que ambas as mãos não estejam em contato com o aparelho.

1.6 BARRA FIXA

Está a 2,55 metros de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos encarpados.

2. Aparelhos Femininos

2.1 SALTOS SOBRE A MESA (CAVALO)

Todos os saltos devem ser realizados com repulsão de ambas as mãos sobre o cavalo. A distância da corrida pode ser determinada individualmente. No limite máximo de 25 mts.

A chegada no trampolim deve ser com os dois pés e pode ser:

da corrida de aproximação ou de um elemento.

São permitidas 3 ( três ) corridas de aproximação, desde que a ginasta não tenha tocado o trampolim e ou o cavalo. Não é permitida uma quarta corrida.

Os saltos encontram-se classificados em quatro grandes grupos, onde os valores variam de 8 a 10.00 pts.

2.2 BARRAS PARALELAS ASSIMÉTRICAS

A avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim, ou colchões.

O exercício deve ser composto de elementos de diferentes grupos. As partes de dificuldade A - B - C - D e E devem representar uma variedade dos seguintes grupos de elementos:

Dos grupos estruturais devem ser executados elementos com giros sobre o eixo longitudinal (piruetas) e transversal (mortais), trocas de tomadas e elementos com vôo.

2.3 TRAVES DE EQUILÍBRIO

A avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim até a saída nos colchões.

A duração do exercício na trave de equilíbrio não poder ser menor de 1 minuto e 10 segundos, nem maior que 1 minuto e trinta segundos.

Durante o exercício devem ser criados pontos altos e dinâmicos com:

A. Elementos acrobáticos e ginásticos de diferentes grupos.

B. Variações no ritmo entre movimentos rápidos e lentos, para frente, lado e para trás.

C. Mudança do trabalho próximo e afastado da trave.

2.4 SOLO

A avaliação do exercício começa com o primeiro ginástico ou acrobático da

ginasta. A duração do exercício

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