TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha-Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social)

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  4.054 Visualizações

Página 1 de 5

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: os desafios da pesquisa social. Pág.21-39. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.[1]

Laiane Viana de Andrade[2]

Maria Cecília De Souza Minayo Possui graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Ciências Sociais - City University of New York (1979), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1989). Desde 1997 é editora científica da revista Ciência & Saúde coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva e pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando como professora, pesquisadora e orientadora principalmente nos seguintes temas: metodologia de pesquisa social, metodologia da pesquisa social em saúde pública, violência e saúde, causas externas, violência, saúde coletiva e saúde e sociedade. Já orientou 66 teses e dissertações, publicou 145 artigos científicos, 111 capítulos de livros e 39 livros sendo 7 individualmente e 34 como organizadora e em colaboração. É membro do conselho editorial de 12 revistas científicas, sendo 4 estrangeiras.

Para a autora Maria Cecília de Souza Minayo, Teoria, Método e criatividade são os três ingredientes que, se combinados, formam uma pesquisa social e produzem conhecimentos que dão continuidade à tarefa dinâmica de investigar a realidade e desvendar seus segredos. O capítulo aqui resenhado (Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social), no livro de Minayo esta subdividido nos seguintes tópicos: Ciência e Cientificidade, O Conceito de Metodologia de Pesquisa, A Pesquisa Qualitativa e O Ciclo da Pesquisa.

Capítulo I

Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social.

  1. Ciência e Cientificidade

No item intitulado, Maria Cecília de Souza Minayo inicia o texto falando que desde o homem primitivo, existi uma inquietude sobre a realidade do mundo que nos cerca (origem da vida, para onde vamos depois da morte, as verdades e mentiras existentes no meio em que se vive), e através dos mitos, da religião, da filosofia, da poesia e de observações, busca-se as verdadeiras explicações para tais fenômenos. E de acordo com a autora a ciência é apenas uma das formas de expressão desta busca, e por sinal não exclusiva, ou seja, há outras formas de busca.

Além disso, Minayo também ressalta que no campo científico é permeado por conflitos e contradições, como por exemplo, a Cientificidade das Ciências Sociais e as Ciências da Natureza. O labor científico caminha sempre em duas direções distintas, uma elabora suas teorias e na outra, inventa e muda seu caminho para certas direções.

Nas ciências sociais o objeto de estudo é histórico, isto é que as sociedades humanas existem num espaço e que a formação social é específica. Hoje vivemos marcados pelo passado articulando um futuro, num embate constante, onde tudo o que se vive é reflexo do passado e o que é vivido vai ser o reflexo do futuro. É necessário também frisar que nas ciências sociais há a identidade entre sujeito e objeto, e que as ciências sociais são intrínseca, ideológicas e fundamentalmente qualitativas.

Sendo assim, o objetivo desta parte do trabalho é estabelecer a relação entre Ciência da natureza e Cientificidade das Ciências sociais, onde podemos resumir que somos da natureza com muitos questionamentos ainda não respondidos e  que vivemos num meio social, em busca de respostas, realizando observações, colhendo dados e através de métodos fazendo experiências que nos levam ao objetivo maior: explicações pelo menos parciais de fatos existentes em meio social e/ou ecológico.

  1. O Conceito de Metodologia de Pesquisa

Minayo considera que devemos entender por metodologia de pesquisa o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. Da maneira como a autora trata a metodologia no livro, pode-se perceber que são incluídas as concepções teóricas de abordagem nesta metodologia. Que podemos dizer que essa metodologia é um conjunto de técnicas e teorias que facilitam os parâmetros onde se deve caminhar para obter êxodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com