TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica De Academia

Trabalho Universitário: Ginástica De Academia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Atualmente um dos maiores problemas que assola a sociedade é sem dúvidas o sedentarismo. O avanço da tecnologia trouxe sem dúvidas, inúmeros progressos, e juntamente a ela, as doenças associadas ao sedentarismo como por exemplo, a obesidade, hipertensão arterial, problemas posturais, doença arterial coronariana, dentre outras (Nunes, et. al).

Com base nas consequências do sedentarismo, o homem vem se conscientizando da importância das atividades físicas, que segundo Saba, 2001 é o movimento corporal humano que envolve um gasto de energia superior ao gasto energético da situação de repouso.

Sendo assim, são várias as razões que motivam as pessoas a se exercitar, como por exemplo, a busca pela saúde, estética, preparação física ou mesmo, pela qualidade de vida. Com base nisso, surgiram inúmeras opções para quem busca a prática de atividade física, como por exemplo as academias de ginástica que oferecem diversas modalidades.

O presente trabalho traz no seu contexto, alguns classificações e qualificações acerca do Método Pilates, da Ginástica Localizada e do Alongamento, como atividades ofertadas para melhoria da qualidade de vida.

O MÉTODO PILATES

O Pilates é um método que a cada dia ganha mais adeptos, seja pelos benefícios ou pela forte divulgação através da mídia. Foi criado pelo alemão Joseph H. Pilates em 1920, que denominou sua criação como Contrologia, sendo um novo sistema de cultura física tendo como proposta a recuperação tanto da saúde como da felicidade das pessoas. Baseando-se às técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

Esse método era considerado à época de sua criação, revolucionário, e Joseph H. Pilates foi uma das primeiras pessoas a enxergar o ser humano como um todo, de forma que esse método veio para integrar corpo, mente e espírito. E preconizava seis princípios básicos que deveriam ser seguidos, quais sejam: centro de força, concentração, controle precisão, respiração e fluidez de movimento.

Ao ser utilizado de maneira terapêutica, recomenda-se tanto para atletas quanto para idosos, sendo imprescindível que o profissional tenha um vasto conhecimento quanto a técnica e a patologia em tese.

Segundo Saba, 2001, a atividade física que se apresenta sistematizada, de modo que o praticante atinja, pela sua condição corporal, fins predeterminados, pode ser chama de exercício físico.

Com base no exposto, vale ressaltar o Método Pilates como uma técnica que preconiza a melhora no funcionamento do corpo humano. Nesse método a respiração deve estar associada aos movimentos, pois ajuda a eliminar as toxinas e melhora a concentração. O Método Pilates mostra-se eficiente na reabilitação de lesões ortopédicas, podendo assim ser aplicado tanto as áreas de fisioterapia quanto da educação física.

Em relação à correção postural, Mendonça, et.al., em seus estudos concluíram que o Método Pilates apresentou efeitos positivos, mesmo que pouco significativa. Além de ser uma ferramenta eficaz no ganho de flexibilidade e como prevenção de lesões musculares ocasionadas pelo encurtamento, bem como no fortalecimento dos músculos fracos.

Como podemos perceber, são inúmeras as indicações desse Método, que pode ser considerado uma atividade física que melhora a resistência muscular e um promove uma vida mais saudável. A mídia tem seu papel fundamental na divulgação do Método Pilates que cada vez mais se torna aceito em virtude de proporcionar satisfação ao praticantes, além de promover a integração social, a melhora nos níveis de estresse e da mobilidade articular (Mendonça, et. al.)

Durante as aulas, os movimentos são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse, podendo utilizar aparelhos e acessórios que foram criados especialmente para esses exercícios. Há uma atenção com relação ao alinhamento postural em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Os exercícios são suaves e eficazes, não havendo desgaste físico, as aulas se tornam atrativas pode não serem monótonas e por haver um grande repertório de exercícios evitando assim, a repetição dos movimentos. Além de apresentar resultados rápidos e duradouros e contribuir para a construção de uma postura correta e natural.

Entre os benefícios supracitados, vale ressaltar: aumento da resistência física e mental, o alívio das tensões, a melhora da coordenação motora, a eliminação das toxinas e promove o relaxamento, além de ser uma Método que pode ser feito por qualquer pessoas, acima de 12 anos e com todos os níveis de condicionamento físico.

Atualmente, é inquestionável os benefícios oferecidos pela prática regular de exercícios físicos, porém, segundo Saba, 2011, o grande desafio que se impõe para o desenvolvimento do nível atual da prática do exercício físico é fazê-lo constante do cotidiano de toda pessoa.

Em um estudo realizado por Perfeito, 2012, constatou que em apenas 12 semanas de aplicação do Método Pilates houve um aumento da resistência m muscular, da flexibilidade e do Vo2máx, juntamente com a redução do % de gordura. Concluímos assim que, a rapidez em apresentar bons resultados na aplicação do Método Pilates, pode minimizar a desistência dos praticantes.

GINÁSTICA LOCALIZADA

Ao analisarmos o termo ginástica, já o enfatizamos pela associação com a expressão academia de ginástica.

Segundo Saba:

A ginástica é o conjunto de exercícios ritmados e sistematizados por meio de movimentos repetidos, para que sejam atingidos os ideais propostos. São fórmulas preconcebidas de prática de exercício físico, oferecidas às pessoas como as de maior resultado e menor risco. E a academia de ginástica é o termo que se tornou mais conhecido dos centros de prática de exercícios físicos no Brasil.

Segundo Fernandes et.al., apud Da Costa et. al (1996) as academias de ginástica surgiram na década de 30, e com o advento do fitness no final da década de 70 e inícios dos anos 80, ganharam maior dimensão e passaram a desempenhar um papel social.

A medida que aumenta o número de academias de ginástica por todo o país, aumenta também o público frequentador, seja pela busca de padrões estéticos estipulados pela mídia ou pela busca de um melhor estado de saúde. As academias caracterizam-se por ser um lugar com fins lucrativos, que oferece um espaço adequado para a prática da atividade física e operam com professores de Educação Física que avaliam e orientam os alunos (DUMBÁ, 2010, apud SABA, 1998).

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com