TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVOS DE ADESÃO À PRÁTICA DE GINÁSTICA DE ACADEMIA

Ensaios: MOTIVOS DE ADESÃO À PRÁTICA DE GINÁSTICA DE ACADEMIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.560 Visualizações

Página 1 de 3

6. RESENHA DO ARTIGO:

MOTIVOS DE ADESÃO À PRÁTICA

DE GINÁSTICA DE ACADEMIA

A prática de atividade física em academias de ginástica, como conduta saudável, vem sido procurada por várias pessoas com diferentes objetivos. Muitos procuram a academia com o objetivo de combater o sobrepeso e a hipertensão arterial, equilibrar os níveis de diabetes e obter melhorias físicas e psicológicas para realização das atividades cotidianas. Em contrapartida o sedentarismo e a inatividade estão relacionados ao aparecimento de doenças hipocinéticas.

A ginástica, por sua vez, proporciona grande estimulação aos praticantes, motivando-os para uma vida saudável, redução do peso e garantindo maior satisfação, traduzidos em expressões estéticas, adquiridos através da musica e da própria satisfação pela prática.

A pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de traçar um perfil referente à idade, sexo e intenção e prática dos alunos de ginástica aeróbica e suas vertentes nas academias da cidade de Montes Claros – Minas Gerais.

Participaram da amostra 250 indivíduos, sendo 181 (72,4%) do sexo feminino e 69 (27,6%) do sexo masculino; com idades compreendidas entre 18 e 50 anos (31,92±8,442), praticantes de ginástica aeróbica ou uma das suas vertentes (JumpFit, Step, body combat, body pump, ginástica localizada). Foram utilizados como critério de inclusão ser frequente naquela pelo menos três vezes por semana, com no mínimo três meses ininterruptos de prática. Foi orientado a não identificação no questionário e foi explicada a razão do estudo. Foi feito um questionário com pergunta pertinente à prática das atividades da academia. O questionário continha a pergunta:

Qual destes motivos é a causa principal da sua frequência nesta academia?

A) INDICAÇÃO MÉDICA - Tenho algum problema que se atenua mediante a prática de atividade física;

B) LAZER - Frequento a academia nos meus tempos livres, com o intuito de e divertir;

C) ESTÉTICA - Sou praticante de ginástica porque pretendo alcançar/ manter determinado peso ou silhueta;

D) CONDICIONAMENTO PARA BEM-ESTAR GERAL - Pratico ginástica porque pretendo realizar bem minhas atividades cotidianas, com melhor qualidade de vida.

Todos os voluntários foram esclarecidos sobre o carácter voluntário da participação e a garantia de anonimato das informações. Foi ressaltada a importância da fidedignidade dos dados fornecidos.

Não muito diferente da nossa região, os resultados apresentaram que, independente do Sexo ou Idade, a motivação para a prática está relacionada à melhoria estética e que é possível projetar estes resultados noutras populações, para as quais foram sugeridos novos estudos a respeito do motivo de aderência e manutenção de prática visando à caracterização da população e permitindo uma adequação das instituições prestadoras de serviço no sentido de um atendimento mais seguro e eficaz. O motivo pelo qual o indivíduo em frequenta uma academia de ginástica está diretamente relacionado com o resultado final alcançado. Isto se confirma, pois nós percebemos na prática, no nosso dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com