TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DE PESSOAS HIPERTENSAS QUE FREQUENTAM ACADEMIAS

Trabalho Universitário: PREVALÊNCIA DE PESSOAS HIPERTENSAS QUE FREQUENTAM ACADEMIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 19

PREVALÊNCIA DE PESSOAS HIPERTENSAS QUE FREQUENTAM ACADEMIAS

MENDONÇA, Rafaela

SANTOS, Vanessa¹

ROMAN, Everton²

rafamendoc@hotmail.com

RESUMO

Introdução: A hipertensão arterial é um risco para doença cardiovascular, e uma das causas do aumento da pressão arterial é a obesidade e o sedentarismo, portanto, buscam-se atividade física sistemática. Objetivo: avaliar a prevalência de pessoas hipertensas do sexo masculino e feminino que frequentam academias na cidade de Cascavel, oeste do estado do Paraná. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado no ano de 2012 em 05 academias. A população deste estudo forma todas as pessoas na faixa etária de 18 a 50 anos de idade praticantes de exercícios físicos nas academias. A amostra foi constituída por 576 pessoas (306 homens e 270 mulheres). As questões se referiram as horas de sono, efeito do exercício físico sobre a pressão arterial, se algum familiar é considerado hipertenso, e os tipos de exercícios físicos mais praticados e o bem estar sentido após a prática. Os dados foram armazenados no programa SPSS versão 15.0. Utilizou-se estatística descritiva com valores de média e desvio padrão e pela frequência das respostas obtidas. Resultados: Em relação à amostra do presente foi observado que das 576 (270 mulheres e 306 homens) pessoas avaliadas, destes 576 praticantes, 28 pessoas sendo em percentual 4,8% se declararam ser hipertensos, destes 18 homens correspondentes a 64,3% da amostra e 10 mulheres que correspondem a 35,7% da amostra. Conclusão: A prevalência de pessoas hipertensas que praticam exercícios físicos em academias de cascavel é de 4,6%. Dentre as pessoas consideradas hipertensas 39,3% relatou que a pressão arterial diminui após a prática do exercício físico.

PALAVRAS-CHAVE: Coração. Pressão arterial. Exercício físico.

1 INTRODUÇÃO

O coração é uma bomba que pulsa formada por duas câmeras, sendo um átrio e um ventrículo. Cada átrio ajuda a propelir o sangue para o interior dos ventrículos, este por sua vez fornece a força para bombear o sangue através da circulação pulmonar partindo do ventrículo direito, ou da circulação periférica partindo do ventrículo esquerdo.

O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento chamado diástole, onde o coração se enche de sangue, em seguida ocorre o período de contração, chamado sístole (GUYTON e HALL, 2006).

Os batimentos cardíacos resultam da contração dos átrios e dos ventrículos sendo a chamada sístole atrial e a sístole ventricular. Quando isso ocorre a pressão que o sangue exerce contra a parede das artérias é cerca de 120 mmHg (milímetros de mercúrio). Quando as cavidades cardíacas relaxam acontece a diástole e a pressão sanguínea cai a 80 mmHg (LAURENCE, 2005).

A literatura aponta que a pressão arterial tida como ótima é de 120mmhg para a sistólica e 80 mmHg para a diastólica e se considera uma hipertensão quando os níveis pressóricos estão a partir de 140mmhg para a sistólica e 90 mmHg para diastólica (V DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, 2006)

A hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. A pressão alta caracteriza-se pela presença de níveis de pressão arterial elevado associado a alterações no metabolismo do organismo, nos hormônios e nas musculaturas cardíaca e vascular.

A hipertensão é considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas. Quando estes ocorrem, são comuns a outras patologias, tais como dor de cabeça, tonturas, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramentos nasais (V DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, 2006).

O diagnóstico é feito pela aferição da pressão arterial em mais de uma oportunidade. As medidas devem ser obtidas em ambos os membros superiores e, em caso de diferença, utiliza-se sempre o braço com o maior valor de pressão para as medidas posteriores (V DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, 2006).

A hipertensão arterial é um risco para doença cardiovascular, e uma das causas do aumento da pressão arterial é a obesidade e o sedentarismo, portanto, buscam-se em atividade física sistemática em academias com o objetivo de melhorar a condição cardiorrespiratória e a redução de gordura corporal.

Sendo assim, e sabendo da relevância deste estudo para o aumento do conhecimento científico, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência de pessoas hipertensas do sexo masculino e feminino que frequentam academias na cidade de Cascavel, oeste do estado do Paraná.

2 DESENVOLVIMENTO

MATERIAIS E MÉTODOS

Trata-se de um estudo descritivo realizado de maneira transversal no ano de 2012, em cinco academias da cidade de Cascavel, oeste do estado do Paraná – região sul do Brasil. Este estudo foi realizado com praticantes de exercícios físicos dos sexos masculino e feminino que frequentavam as academias regularmente.

Para a sua realização foram consideradas como elementos pertencentes da população, todas as pessoas na faixa etária de 18 a 50 anos de ambos os sexos que estivessem devidamente matriculadas nas academias participantes da pesquisa. O agrupamento das idades foi estabelecido pela idade relatada pelo avaliado no momento da avaliação.

A população deste estudo constituiu-se de todos os praticantes devidamente matriculados nas cinco academias que fizeram parte do estudo na faixa etária entre 18 a 50 anos de idade. A amostra dos avaliados foi obtida de forma aleatória simples, totalizando 576 praticantes para a constituição do banco de dados, sendo 306 homens e 270 mulheres.

A coleta foi realizada antes da prática de exercícios físicos na academia, nos períodos da manhã, tarde e noite pelos acadêmicos do curso de Educação Física da Faculdade Assis Gurgacz, previamente capacitados para a aplicação do instrumento de avaliação. Os avaliados foram conduzidos até uma sala designada pela direção das academias para realizar a avaliação. Cada voluntário participante teve o tempo de 20 minutos para responder o questionário.

Especificamente para esta pesquisa foi avaliado se os praticantes de musculação em academias da Cidade de Cascavel se declararam hipertensão, quais os efeitos da atividade física com relação à pressão arterial, se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com