TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Givanildo Cordeiro

Pesquisas Acadêmicas: Givanildo Cordeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Os cinco SENSOS ou Housekeeping teve sua origem no Japão e visa a prática de bons hábitos dentro da empresa. São eles:

1 - SEIRI (Utilização, Organização) que objetiva o fazer a seleção e os descartes.

2 - SEITON (Ordem) que se destina priorizar e sistematizar a arrumação.

3 - SEISO (Limpeza) visando a eliminação da sujeira e da poluição com inspeção e zelo.

4 - SEIKETSU (Higiene) objetivando a conservação da higiene padronizada.

5 - SHITSUKE (Disciplina) a fim de que se cumpra rigorosamente as normas com autocontrole e educação, sinal de respeito ao próximo.

A implantação se dará de cada "S" por vez até todos serem implantados e simultaneamente à implantação de cada "S" se fará também sua manutenção e melhorias necessárias. Assim procederemos a fim de que se prossiga no processo de implantação sem esquecer o que já foi realizado.

É imprescindível que haja a implantação pela necessidade de acompanhar as mudanças no mercado local/regional/nacional, pelo mercado se apresentar mais disputado e por sobrevivência da própria empresa. E, tudo visa melhorar o ambiente de trabalho, facilitando a execução das tarefas através da obtenção de mais espaço, facilidade para achar o desejado, bem-estar das pessoas, melhorar o relacionamento com os colegas e melhoria na qualidade do atendimento.

CONCLUSÃO

Após o estudo, treinamento e prática,será observado que o funcionamento do Housekeeping é como uma engrenagem interligada em seus itens, como abaixo segue:

"5Ss"

SEIRI

1º S - SENSO DE UTILIZAÇÃO "Tenha só o necessário e na quantidade certa"

• 1 - CONCEITO (o que é) Identificar os itens e meteriais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, mantendo no local apenas o que realmente precisa.

• 2 - BENEFÍCIOS (para que serve) Melhora o ambiente de trabalho. Reduz o tempo de procura de materiais e itens. Melhora a utilização do espaço. Diminui o número de acidentes. Facilita a execução da tarefa. Mantém a qualidade e o padrão. Elimina desperdício. Incrementa a criatividade e a eficiência.

• 3 - UTILIZAÇÃO (o que fazer) Levantar as dificuldades da classificação. definir e discutir a utilização do local provisório. Dar destino imediato e correto aos materiais.

• 4 - MUDANÇAS (como fazer) Identificar os itens e materiais existentes na área,separar conforme o seu uso. ORGANIZE-SE - USADO A TODA HORA: Deixar no local de trabalho, junto de quem usa. - USADO TODOS OS DIAS: Deixar no local de trabalho, com fácil alcance. - USADO TODAS AS SEMANAS: Deixar próximo ao local de trabalho. - USADO TODO MÊS: Colocar no almoxarifado ou no estoque. - NÃO É USADO: Descartar para o lixo ou para a venda. "Limpe todos os arquivos, libere espaço, não perca tempo, reduza estoques e eduque-se"

DIAGRAMA

SEITON

2º S - SENSO DE ORDENAÇÃO "Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"

• 1 - CONCEITO (o que é) É colocar cada objeto, material, equipamento necessário ou seja o que for no seu devido lugar de tal forma que esteja sempre disponível para ser usado. Combinação ou arranjo das partes, elementos, peças, itens etc. Segundo algum principio ou método racional. Ordena-se coisas e pessoas (a pessoa certa para o lugar certo).]

• 2 - BENEFÍCIOS (para que serve) Economia de tempo. Diminuição no número de acidentes. Facilidade de comunicação. Possibilita ter os itens e materiais sempre à mão (localização facilitada). Agilização no desenvolvimento das atividades. Incrementa eficiência. Previne quebras. Otimiza o espaço.

• 3 - UTILIZAÇÃO (o que fazer) Identificar o local adequado para os itens e materiais. Utilizar e recolocar os itens e materiais no local determinado. Marcação das áreas especificadas às pessoas, aos itens e materiais e às mobílias (fixas). Obedecer as normas estabelecidas e levantar as dificuldades com a equipe.

• 4 - MUDANÇAS (como fazer) Coloque cada coisa em seu lugar definido, fazendo suas identificações correspondentes. Ordene de forma lógica. Estabeleça controles visuais (rótulos ou cores) para facilitar a identificação e reposição. Dispor os itens e materiais sempre observando o seguinte conceito: a- O primeiro a entrar deve ser o primeiro a sair. b- analise como as coisas estão sendo colocadas, onde e por quê. c- Garanta que todos sigam as regras divulgando-as. d- Tenha sempre presente o conceito do "um é melhor" (maximizar). ATENÇÃO - Cuidado para não cometer exageros descartando aquilo que é util para o trabalho. - Observe que nesses dois primeiros "Ss" utiliza-se bastante o raciocínio, portanto, deve-se ter muita atenção para não errar. - Um material descartado às vezes pode servir para outra área, não jogue de imediato no lixo e nem venda-o.

SEISO

3º S - SENSO DE LIMPEZA "Gente merece o melhor ambiente"

• 1 - CONCEITO (o que fazer) Limpar e manter limpo o ambiente. E acima de tudo não sujar.

• 2 - BENEFÍCIOS (para que serve) Tornar o local mais agradável e confortável. Melhoria do bem estar pessoal e satisfação de todos. Maior segurança. Eliminação de desperdícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com