TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizacao

Relatório de pesquisa: Globalizacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

2. GLOBALIZAÇÃO

2.1 Seus efeitos na sociedade

Durante os anos 70 teve início um fenômeno chamado pelos especialistas de Terceira Revolução Industrial. Nesse processo a informática tornou-se popular, houve um impulso referente ao desenvolvimento das comunicações e da microeletrônica. O avanço da tecnologia por meio de redes de computadores, fibra ótica e satélites ao redor do planeta.

Muitos setores progrediram, e com elas as empresas multinacionais que se expandiram por vários lugares, aproveitando-se das condições econômicas que outros países ofereciam, como impostos menores e grande quantidade de mão de obra, com isso essas empresas desenvolveram-se. Desta forma, foi criado o conceito de globalização, que segundo o idicionário Aulete, significa “processo que conduz a uma integração cada vez mais estreita das economias e das sociedades, especialmente no que diz respeito à produção e troca de mercadorias e de informação”, exemplos claros destes fenômenos são as redes de fast food norte-americanas espalhadas em países subdesenvolvidos da América Latina, companhias de aviação de vários países ao redor do mundo e a inclusão de palavras estrangeiras em idiomas regionais.

A globalização da economia atinge um conjunto de fatores econômicos: a produção, as patentes, as finanças, o comércio e a publicidade.

2.2 Principais aspectos negativos da globalização

Um dos principais é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo mais claro é a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Rapidamente ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda abrupta em bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa.

A globalização favorece a transferência de empresas e empregos. Porém com as facilidades também vem às dificuldades, pois com isso gera desemprego, principalmente nos países mais desenvolvidos. A globalização pode provocar distorções cambiais, principalmente alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento. Quando os Estados Unidos colocam no mercado uma grande quantia de dólar, por exemplo, grande parcela deste volume acaba em países emergentes, valorizando a moeda local. Este fato acaba favorecendo as importações e desfavorecendo as exportações das empresas destes países emergentes. O Brasil, por exemplo, tem sofrido com a alta valorização do Real nos últimos anos, desde que os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa despejaram no mercado elevadíssimos volumes de moedas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com