TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão Bibliográfica

Tese: Revisão Bibliográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Tese  •  3.149 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as teorias sobre a logística e o marketing global dentro das organizações e como seus elementos estão interligados para tentar buscar combater a dificuldade financeira das organizações, sejam elas por motivos de falta de incentivos governamentais ou excesso de concorrentes no ambiente em que atuam, dando suporte ao desenvolvimento da organização a fim de conseguir ser mais competitivo neste mercado, a fim de poder fazer a organização obter lucro. Dentro deste artigo serão abordados temas ligados às oportunidades, ameaças, riscos, forças motivadoras e restritivas e quais padrões deverão ser observados a fim de poder participar deste mercado de forma eficiente e eficaz, além de estabelecer propostas de melhoria a partir da identificação de aspectos que precisam ser aperfeiçoados na organização para que os objetivos das organizações como, por exemplo, ser competitivo, ter um lucro superior aos gastos e ter a sua marca conhecida sejam alcançado, e o estudo em relação aos aspectos de macro ambiente será visto de uma forma analítica já que o assunto é bastante amplo, mas em alguns pontos será detalhado para que seja de bastante importância esta aplicação.

Introdução

O tema a ser abordado será o porquê e como deveremos aplicar a logística e o marketing global em benefício da organização e quais os seus efeitos em relação ao consumidor que poderá afetar.

Uma das principais preocupações dos gestores das organizações é dar lucro às organizações, então estas ferramentas deverão ser utilizadas pelos gestores dentro da organização para buscar ser competitivo mais que seus concorrentes e ao mesmo tempo se preocupar em reduzir seus custos.

A metodologia que será utilizada para buscar o porquê utilizar estes mecanismos será através de estudos bibliográficos, consultas a Internet e a avaliação formativa, dos quais serão apresentadas soluções voltadas a possíveis problemas visando a orientar os gestores sobre suas condições reais no mercado, para viabilizar o desenvolvimento da organização sem gerar custos desnecessários.

Apesar de estas ferramentas serem utilizadas por milhares de organizações o que a diferenciará dos demais concorrentes será a sensibilidade daquele profissional em relação à necessidade da organização em relação ao custo benefício para atender seus clientes a fim de que satisfaça ambas as necessidades.

Na busca da compreensão de quais necessidades a logística e o marketing internacional poderá dar suporte, a avaliação mercado interno e o macro ambiente se constituem em um importante instrumento aliado que poderá possibilitar uma avaliação do desempenho da organização em relação às demais.

A organização para poder aplicar a logística e marketing global deverá tabular as informações como pontos fortes e fracos da organização, tornando possível desta forma saber onde e qual produto poderá ser oferecido.

Uma observação que deverá informada é que a visão da logística neste estudo além de estar ligada paralelamente ao marketing internacional (na parte de transporte de materiais), será também apreciada no âmbito interno da organização (na parte de manutenção de estoque e fluxo de informações).

Vale salientar que a preocupação deste estudo é a de demonstrar as possibilidades de reduzir os custos para que as organizações consigam manter-se vivas neste mercado interno extremamente competitivo e sem que sem o apoio do governo, e com e necessidade de buscar o mercado externo extremamente diversificado com costumes e características diferentes das nossas se torna quase impossível.

Revisão Bibliográfica

Para aprofundar o estudo foram utilizados para a revisão bibliográfica os livros com títulos os títulos: Administração de Marketing (2006), Gestão de Estoque – Otimizando a logística e a cadeira de suprimento (2006) e Gerenciamento da cadeia de suprimento / Logística empresarial (2006).

Iniciamos a revisão literária a partir da visão do macro ambiente, através das possibilidades de oportunidades do mercado externo para organização, logo após veremos no âmbito do micro ambiente e o ambiente interno da organização.

Com o surgimento da globalização o mundo começou a se ver como um mercado de oportunidades maiores que o mercado interno com sua economia precária. A logística operando junto com o marketing internacional começa a fazer a organização internacionalizar seis negócios com os mercados estrangeiros.

“Empresas que vendem em setores globalizados, no entanto, realmente não tem escolha à não ser internacionalizar suas operações.” (KOTLER; KELLER, 2006, pg. 670).

Entendemos então que a internacionalização da organização seja ela para a expansão de suas operações para os mercados internacionais, ou seja, ela para a compra de matérias prima, produtos acabados se tornou uma questão de sobrevivência das organizações nos mercados cada vez mais competitivos.

A globalização faz com que a empresa tenha acesso ao mercado internacional, pois se você trabalhar em setores globalizados você será obrigado a tentar reduzir ou eliminar as eventuais ameaças deste ambiente competitivo, pois eles estarão competindo com seu mercado interno, então você deverá buscar a perda de mercado interno em outros países.

Observamos que não adianta esperar que sejam criadas barreiras de entrada de produtos estrangeiros mais baratos, pois a melhor forma da organização conseguir ter lucro para sobreviver seria através de melhorias continuas dos seus produtos sendo talvez adaptadas, tornando-se flexíveis conforme a necessidade de cada país e região que esteja importando seu produto.

Entende-se então que a logística também tem um grande papel na captação de mercado, pois a logística não trabalha só com a movimentação de matérias, ela possui em seu bojo o fluxo de informações que além de auxiliar na manutenção de estoques ela dá um feedback das necessidades dos clientes de determinada região onde ela atua.Talvez desta forma seja será capaz de descobrir locais que ainda não exista mercado se tornando uma nova oportunidade de investimento e lucro.

A estratégia de logística para Ballou (2006) poderá ter efeito sobre os custos de transporte, manutenção, armazenamento e compras. Estas economias significativas serão definidas como melhoria dos lucros e o retorno do investimento. (pág. 66).

Ballou (2006) alerta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com