TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário - Agronomia

Exames: Glossário - Agronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 8

Glossário - Agronomia

1- Abanação – operação mecânica pela qual se separa a palha dos grãos dos cereais.

Frase: “Os métodos de limpeza mais simplificados consistem na abanação das sementes, lançando-as contra o ar natural para que as impurezas mais leves sejam jogadas para fora da massa de sementes”.

Referência: (Construção e avaliação do desempenho de três abanadoras de sementes).

2- Adubação– ação de fertilizar uma área com qualquer substância, natural ou sintética, com finalidade de torná-la em condições de cultivo.

Frase: “Mudanças no solo, clima ou variedade, muda também a aplicação de nutrientes a nível econômico (TERUEL et al., 2001) e, daí a necessidade de se conduzir testes regionais de adubação”.

Referência: (Adubação fosfatada na cultura da soja na microrregião do Alto Médio Gurguéia).

3- Adubo verde – vegetal incorporado ao solo com a finalidade de adicionar matéria orgânica que vai se transformar, parcialmente, em húmus, bem como em nutrientes para a planta. Os adubos verdes podem consistir de ervas, gramíneas, leguminosas, etc.

Frase: “Segundo Kluthcouski (1980), várias espécies vegetais podem ser empregadas como adubos verdes, como por exemplo, as leguminosas e gramíneas”.

Referência: (ADUBAÇÃO VERDE E ORGÂNICA PARA O CULTIVO DO AMENDOIM (Arachis hypogaea L)).

4- Aeração - Afofamento da terra, para permitir a entrada de oxigênio até as raízes das plantas.

Frase: “As alterações que ocorrem na estrutura do solo, evidenciadas por modificações de sua densidade, afetam a resistência mecânica do solo à penetração, a porosidade total, a distribuição do diâmetro dos poros, a porosidade de aeração, a armazenagem e a disponibilidade de água as plantas, bem como, a dinâmica da água na superfície e no perfil do solo (KLEIN, 1998; CAMARA & KLEIN, 2005a; VIEIRA, 2006)”.

Referência: (Porosidade de aeração de um Latossolo Vermelho e rendimento de trigo em plantio direto escarificado).

5- Agricultura de precisão – é um conjunto de técnicas de gerenciamento sistêmico e otimizado de um sistema de produção agrícola através do domínio da informação, com a utilização de uma série de tecnologias e tendo como base as informações sobre o posicionamento geográfico.

Frase: “Diversas instituições públicas e privadas têm direcionado linhas de atuação para a pesquisa e o desenvolvimento da agricultura de precisão”.

Referência: (Agricultura de Precisão no Brasil: Avanços, Dificuldades e Impactos no Manejo e Conservação do Solo, Segurança Alimentar e Sustentabilidade).

6- Alporquia - Método de multiplicação de plantas em que se induz o enraizamento num ponto do caule, logo abaixo de um caule ou folha, produzindo nova muda.

Frase: “A multiplicação assexuada, denominada alporquia ou mergulhia aérea, tem sido utilizada na propagação de plantas, embora, não haja relatos para o pessegueiro”.

Referência: (Propagação vegetativa do pessegueiro por alporquia).

7- Alqueire - Unidade de medida de superfície (área) de imóveis rurais ainda muito usada no Brasil. Varia de região para região. Em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás o alqueire corresponde a 4,84 hectares (48.400 metros quadrados).

Frase: “Para o plantio de um alqueire emprega-se, em geral, de oito a dez metros cúbicos de ramas”.

Referência: (http://criareplantar.com.br/agricultura/lerTexto.php?categoria=45&id=663).

8- Aração – prática agrícola que consiste em revolver a camada superficial do solo com um implemento chamado arado.

Frase: “Após a aração, proceder a uma gradagem de nivelamento, antes do plantio”.

Referência: (http://www.agronomia.com.br/conteudo/artigos/artigos_formacao_pastagens.htm).

9- Arranquio – ato ou efeito de retirar uma planta do solo.

Frase: “A cultura foi semeada no mês de outubro de 2009, com arranquio em fevereiro e março de 2010, aos 120; 125; 130; 135 e 140 dias após a semeadura (DAS)”.

Referência: (Produtividade e perdas de amendoim em cinco diferentes datas de arranquio).

10- Biofertilizante - Produto que contenha princípio ativo apto a melhorar, direta ou indiretamente, o desenvolvimento das plantas.

Frase: “Agrobio é um biofertilizante líquido fabricado à base de esterco bovino, água, melaço e sais minerais, que são submetidos a um processo de fermentação à temperatura ambiente por 56 dias em recipientes abertos”.

Referência: (Biofertilizante agrobio: uma alternativa no controle da mancha bacteriana em mudas de pimentão (Capsicum annuum L.).

11- Biomassa – quantidade de matéria orgânica presente num dado momento numa determinada área, e que pode ser expressa em peso, volume, área ou número.

Frase: “Gomas produzidas por microrganismos são usadas como modificadores de alimentos e a biomassa residual para isolamento de seus constituintes”.

Referência: (Produção e caracterização de biomassa extracelular obtida por fermentação submersa usando Lasidioplodia theobromae isolado do cacau).

12- Calcário - Rocha que contém essencialmente carbonato de cálcio (CaCO3) na sua composição.

Frase: “A calagem é a maneira mais fácil e barata de elevar o pH do solo, visto ser o calcário o material disponível em maior quantidade no país”.

Referência: (Calagem e adubação boratada na produção de feijoeiro).

13- Controle biológico - é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas.

Frase: “A Embrapa possui diversos estudos na área de controle biológico”.

Referência: (Embrapa - Embrapa participa da Agrifam, maior feira nacional de agricultura familiar).

14- Derriça - utilizada na colheita de vários grãos e frutos que consiste em processos mecânicos de derrubar os grãos ou frutos no chão e posteriormente apanhá-los e transportá-los para outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com