TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário De Sustentabilidade

Monografias: Glossário De Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 12

Palavra Chave: Animais em extinção

O que é: Extinção é uma parte normal de um processo evolutivo, por exemplo, quando os dinossauros sumiram da Terra, a chamada extinção em massa. Existem também alguns eventos que podem causar a extinção, como erupções, mudanças bruscas de clima, e atualmente, a atividade humana tem sido um dos fatores mais prejudiciais da extinção de animais e plantas. Existem diversos animais que estão em perigo de extinção, como o lobo guará, a onça pintada, águia americana, mico leão dourado, tartaruga da Amazônia, arara azul, e muitos outros. Alguns animais que já foram extintos são a arara vermelha, avestruz árabe, lobo da tasmânia, tigre persa, e muitos outros.

Causas: As principais causas de extinção das espécies incluem a destruição do seu habitat, poluição, predadores, e então as espécies ficam, inicialmente ameaçadas ou em perigo de extinção, até chegarem à extinção.

A extinção pode ser causada por uma insuficiente capacidade de adaptação a condições ambientais diferentes (variações climatológicas, deslocação por competidores na alimentação, aniquilação por outros organismos ou pelo homem).

Consequências: A cadeia alimentar, por exemplo, é um fator que tem sofrido grandes consequências por conta da perda de algumas espécies, além disso, colabora para o desaparecimento dos predadores. Muitas plantações são inteiramente comprometidas por pragas e a causa disso é a falta de predadores por consequência da extinção. Animais que perdem seu habitat natural, como as florestas e a selva, acabam procurando abrigo nas cidades, se tornando um grande risco para a população, já que se trata de animais selvagens, além de um risco para os próprios animais, que podem ser maltratados de alguma maneira.

Medidas Sustent./Respons.: A principal medida a tomar referente a instição dos animais é a proibição da caça desses, como por exemplo: o Elefante-africano, o Atum Azul, o Mico-Leão-Dourado, a Tartaruga Cabeçuda entre outros.

Perspectivas/Tendências: O estado do Maranhão seria o segundo estado a perder mais espécies, seguido por Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre. O número de extinção de espécies será maior a partir de 2050, caso o desmatamento atinja índices superiores a 28.000 quilômetros quadrados. Em 2050, nessa perspectiva, as maiores perdas de espécies de animais ocorreriam no estado de Rondônia, com perdas de mamíferos, aves e anfíbios, além de irreversíveis perdas de biodiversidade.

Referencias: http://www.greenpeace.org/brasil , www.todamateria.com.br/animais-em-extincao-no-brasil/‎ , www.suapesquisa.com/animais/‎

Imagens:

Palavra Chave: Reciclagem

O que é: A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Causas: Ao reciclar está a contribuir para um mundo melhor. Este pequeno gesto fará uma grande diferença, Preservação dos recursos naturais, Economia na produção de matérias-primas, Redução de quantidade de resíduos que irão para os aterros sanitários, Melhoria da qualidade ambiental, Ajuda a poupar energia.

Consequências: Contribui para diminuir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e lixões, Prolonga a vida útil dos aterros sanitários, Gera empregos para a população não qualificada, Gera receita com a comercialização dos recicláveis, Economiza energia e poupa recursos naturais.

Medidas Sustent./Respons.: Compre papel reciclado, Recicle sua tecnologia ultrapassada, Tenha sempre uma lixeira de reciclagem disponível, Recicle toner e cartuchos de tinta vazios, Se possível compre cartuchos remanufaturados, Recicle jornais velhos que estejam pelo escritório, Procure por opções recicladas em todos os produtos que você compra, Compre baterias recarregáveis, Reutilize seu copo de café.

Perspectivas/Tendências: A reciclagem vem se organizando nacional e mundialmente como uma atividade econômica e, como tal, está se tornando um setor importante em

termos de geração de renda, de emprego e de tecnologia. Como todos os demais setores da vida econômica e industrial, ele vem sendo objeto de forte regulamentação técnico-econômica e ambiental. As recicladoras valorizam os produtos em fim de vida e os materiais neles contidos e vêm conquistando um mercado com amplas perspectivas de crescimento e de globalização, exigindo esforços diferenciados de organização, de acordo com a natureza dos produtos e dos materiais envolvidos.

Referencias: www.planetvet.com.br/ , www.problemasambientais.com.br/tag/reciclagem/‎ , www.greenpeace.org/Brasil‎

Imagens:

Palavra Chave: Teoria de Gaia

O que é: Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja, é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.

Causas: Aquecimento global e resfriamento global. A teoria de Gaia segue o ensejo dos mitos da “Mãe Terra”, propondo que a organismos individuais não somente se adaptam ao ambiente físico, mas, através da sua ação conjunta nos ecossistemas, também adaptam o ambiente geoquímico segundo as suas necessidades biológicas.

Consequências: Como conseqüências são fenômenos fora da normalidade em todo o planeta, e um desses fenômenos é o conhecido aquecimento global.

Medidas Sustent./Respons.: Parar de liberar gases do efeito estufa.

Perspectivas/Tendências: Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com