TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Goiaba

Monografias: Goiaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 9

Esta atividade corresponde a seis horas de APS e vale presenças no último dia de aula do semestre. Orientações 1-É uma atividade de revisão para as provas colegiada e avin 2-ler os textos da apostila. 3-Responder as questões propostas. 4-Postar a atividade até o dia 06 de junho 9sexta-feira) 5-Procurar solucionar as dúvidas com a professora em sala de aula. Questões:

1-O que Sociedade do conhecimento?

A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento

2-Qual a importância da escola na Sociedade do conhecimento?

A nova economia, ou economia baseada em conhecimento, não se refere somente às indústrias de software, computação ou biotecnologia, ou a tecnologias da informação e a internet. Trata-se também de novas fontes de vantagens competitivas como a capacidade de inovar e criar novos produtos e explorar novos mercados.

A economia baseada em conhecimento desloca o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais – intensivos em mão-de-obra, matéria-prima e capital – para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento.

3-Qual o perfil do profissional do século XXI exigido no novo mundo do trabalho?

A atual revolução tecnológica vem impondo mudanças na economia, na cultura etc. É compreensível que imponha mudanças também no sistema educacional, que, em quase todos os países, vive pressionado pela necessidade de adaptação. Nesse contexto, o conhecimento ganha cada vez mais importância, a ponto de muitos autores afirmarem que vivemos em uma sociedade do conhecimento. Não por acaso, uma das justificativas mais freqüentes para as recentes reformas educacionais, recorrentes em diversos países, é a necessidade de adaptação do sistema educativo à sociedade do conhecimento

4-Qual o significado de “precarização do trabalho” na sociedade global?

O termo precarização do trabalho tem relação com um conjunto de mudanças econômicas e sociais no mundo do trabalho, geralmente caracterizado pela desqualificação nas relações de contrato trabalhista. Essa questão situa-se num contexto de mudança no padrão de acumulação de capital, que engendra transformações importantes na organização da produção de mercadorias. O fenômeno demonstra, mais uma vez, a velha tendência do processo de produção capitalista quando, diante das contradições sistêmicas que impedem a manutenção das taxas de lucro, intensifica a produtividade do trabalho vivo, potencializando um nível mais elevado de exploração da mais-valia do trabalhador.

5- O que significa o conceito de responsabilidade social”

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio e o meio em que estão inseridos.

6-Quais são as principais características do conhecimento popular, religioso, filosófico e científico?

FILOSOFICO: É o conhecimento que baseia-se no filosofar, é a tentativa de decifrar certa interrogação. Exige um método experimental (cientifico).

O objeto de análise da filosofia são ideias, relações conceptuais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais e, por essa razão, não são passíveis de observação sensorial direta ou indireta( por instrumentos), como a que é exigida pelo conhecimento científico.

POPULAR: Conhecimento popular eh o dito senso comum, ou seja aquilo que varias pessoas sabem, eh passado por diferentes gerações e não tem fundamentação cientifica, e sim cultural. Nem sempre o conhecimento popular eh correto, muitas vezes são crenças, mas se perpetuam ao longo dos anos, por ser um conhecimento passado de pai para filho. Exemplos são os cha de laranjeira para dormir melhor, manga com leite faz mal, entre outros tantos...

RELIGIOSO: Conhecer todas as formas de fé de cada igreja, leitura dos evangelhos, não basta só conhecer uma religião e achar que é isso, o conhecimento fica limitado, conhecimento é muito mais amplo.

CIENTIFICO:O Conhecimento Científico preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do popular.

7-Qual o conceito de cultura para a Antropologia?

antropologia cultural, com a antropologia física, é uma bifurcação da antropologia, estudo holístico da Humanidade.

8-O que é etnocentrismo?

tnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.

9- Quais são as principais diferenças entre cultura erudita e cultura popular?

A cultura popular passa a expressar uma visão do mundo diferente daquela oficial, é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes características regionais, muitas vezes transmitida de geração em geração, mais acessível, etc.

Cultura erudita é aquela que se opõe à cultura popular, cultura erudita exige um alto grau de instrução, de estudo, de formação específica, de conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria história geral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com