TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cultivo de Goiaba

Por:   •  24/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

PLANO DE PESQUISA

ALUNO:

Olavo Augusto da Silva Balsanelli

ORIENTADOR(ES):

Antônio Luís de Oliveira

Maria Amália Brunini 

TÍTULO:

ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DE GOIABA (PALUMA) NO MUNÍCIPIO DE TAIAÇU-SP

INTRODUÇÃO: A goiabeira (Psidium guajava L.) é uma espécie pertencente à família das Myrtaceas, originária das regiões tropicais americanas e está mundialmente distribuída. Apresenta excelentes condições para exploração em escala comercial, em função de seus frutos atingirem bons preços no mercado e serem muito apreciados pelas suas características tanto para o consumo de mesa como para a fabricação de produtos industrializados. (CAÑIZARES et al., 2003)

O  Brasil é um dos maiores produtores de goiaba no mundo, com volume de produção de 300.000 toneladas, em uma área de 15.012 ha, concentradas principalmente nas regiões sudeste e nordeste do país. (CAETANO, 2018)

Dessa forma, o aprimoramento da técnica do ensacamento dos frutos tem merecido destaque nos estudos para controle de pragas em fruteiras, já que muitas vezes apenas o controle químico é utilizado, embora seja o menos oneroso ao produtor, os prejuízos causados ao meio ambiente e à saúde humana são muito severos. O ensacamento é bastante utilizado, com sucesso. (AZEVEDO, 2016)

  Na fruticultura, esses proveitos tornou - se testemunhados em várias frutíferas, dentre elas a goiabeira (SANTOS et. al., 2013) macieira (SANTOS; WAMSER, 2006), atemoieira (PEREIRA et al., 2009)

De acordo com  Nere et al. (2012), o ensacamento dos frutos da goiabeira na ocasião  em que estão com diâmetro de 5,1 a 6,0 cm de possibilita o complemento no teor do ºBrix, já o incremento no peso dos frutos é indiferente do diâmetro quando ensacados.

JUSTIFICATIVA: É sabido que há a necessidade de se produzir mais alimentos, ou seja, uma produção que supra a todos, além de menor uso de defensivos e frutos com excelentes qualidades físicas e nutricionais. Tendo em vista que o ensacamento dos frutos previne o ataque de pragas, possíveis danos mecânicos, maior qualidade de casca, ou seja, um melhor aspecto visual e apesar do ensacamento por não tecido (TNT) ter um valor economicamente mais elevado do que quando comparado ao tratamento químico, o mesmo é eficientemente sustentável e sendo assim, sem ocorrência de frutos contaminados.

OBJETIVOS: O objetivo do trabalho é analisar se o ensacamento da goiaba cultivar Paluma em diferentes estádios de maturação interfere na qualidade final da fruta.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho será conduzido no Sitio Nossa Senhora, localizado em Taiaçu – SP, cujo clima é tropical, com altitude de 565m, com as seguintes coordenadas geográficas (21º 08' 40" S e 48º 30' 45" W) (GEOGRAFOS, 2019).

Será utilizado goiaba da cultivar Paluma, que foram plantadas em espaçamento (5 x 7), e que anualmente são submetidas a tratos culturais como poda, adubação de cobertura, adubação de manutenção, etc.

TRATAMENTOS E AVALIAÇÃO: Será utilizado o método de ensacamento dos frutos com tecido não tecido, denominado de TNT, nos diâmetros (1 x 1,5; 2 x 2,5 e 3 x 3,5).

Após o ensacamento, os frutos de cada tratamento serão colhidos nos estádios de maturação “verde”, “de vez” e “maduro”; de modo a verificar a qualidade. Os parâmetros avaliados em função do ensacamento e estádio de maturação serão: Acidez titulável, Sólidos solúveis, Ph, Vitamina C e também será determinado o índice de maturação.

ANÁLISES:

Acidez titulável: A acidez titulável, expressa em g de ácido cítrico. 100g-1, será determinada através da titulação com solução padronizada de NAOH 0,1N, utilizando indicador como ponto de viragem (IAL, 2008; AOAC, 1997).

Sólidos solúveis: Os teores de sólidos solúveis, expressos em ºBrix, serão determinados com o auxílio de refratômetro digital marca Atago (IAL,2008; AOAC, 1997).

pH: determinado por potenciametria, utilizando-se pHmetro PA 200 (IAL, 2018;).

O índice de maturação (ratio) será calculado pela relação sólidos solúveis e acidez titulável.

Vitamina C: O teor de Vitamina C, expresso em mg de ácido ascórbico 100g-1 foi determinado através do método titulométrico, adaptado do IAL (2008), utilizado como indicador o reativo de Tillmans (solução de 2,6 de cloroindofend de sódio).

CRONOGRAMA:  

Etapas

2018

2019

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Levantamento de dados

Tratos culturais (ensacamento, controle de pragas e doenças)

Acompanhamento e avaliações de qualidade

Tabulação e avaliações estatísticas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AOAC- ASSOCIATION OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS. Official methods of analysis. 16 ed. 3rd Edited by Patricia Cunniff. cap. 37, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com