TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandezas Escalares E Vetoriais

Exames: Grandezas Escalares E Vetoriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2013  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  1.130 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE GRANDEZA

Não conseguimos definir grandeza, nem espécie de grandeza, porque são conceitos primitivos, quer dizer, termos não definidos, assim como são ponto, reta e plano na Geometria Elementar. É suficiente que tenhamos a idéia do que seja o comprimento, o tempo, o ponto, a reta, pois já os compreendemos sem a necessidade de uma formulação lingüística.

É através das grandezas físicas que nós medimos ou quantificamos as propriedades da matéria e da energia. Estas medidas podem ser feitas de duas maneiras distintas:

I) de maneira direta:

a) quando medimos com uma régua o comprimento de algum objeto;

b) quando medimos com um termômetro a temperatura do corpo humano;

c) quando medimos com um cronômetro o tempo de queda de uma pedra.

II) de maneira indireta:

a) quando medimos, através de cálculos e instrumentos especiais, a distância da Terra ao Sol;

b) quando medimos, através de cálculos e instrumentos especiais, a temperatura de uma estrela; c) quando medimos, através de cálculos, o tempo necessário para que a luz emitida pelo Sol chegue à Terra.

REPRESENTAÇÃO DE UMA GRANDEZA

Em física elas podem ser vetoriais ou escalares, como por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras.

Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar.

Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.

As Grandezas Vetoriais possuem uma representação especial elas são representadas por um símbolo matemático denominado de vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja: Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza; Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.

O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES

No nosso dia-a-dia expressamos quantidades ou grandezas em termos de outras que nos servem de padrão. Um bom exemplo é quando vamos à padaria e compramos 2 litros de leite ou 400g de queijo. Na Física é de extrema importância a utilização correta das unidades de medida.Existe mais de uma unidade para a mesma grandeza, por exemplo, 1metro é o mesmo que 100 centímetros ou 0,001 quilômetro. Em alguns países é mais comum a utilização de graus Fahrenheit (°F) ao invés de graus Celsius (°C) como no Brasil. Isso porque, como não existia um padrão para as unidades, cada pesquisador ou profissional utilizava o padrão que considerava melhor.O grande problema estava nas comunicações internacionais. Como poderia haver um acordo quando não se falava a mesma língua? Para resolver este problema, a Conferência Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com