TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez

Projeto de pesquisa: Gravidez. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1. Introdução

2. Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------

2.1. Fatores biológicos --------------------------------------------------------------

2.2. Fatores de ordem familiar ----------------------------------------------------

2.3. Fatores sociais -------------------------------------------------------------------

2.4. Fatores psicológicos e contracepção ------------------------------------

2.5. Conseqüências da gravidez na adolescência --------------------------

2.6. Papel do psicólogo ou profissional da saúde --------------------------

3. Conclusão --------------------------------------------------------------------------------

4. Referências ------------------------------------------------------------------------------

Introdução

Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescência é a faixa etária compreendida entre 10 e 19 anos, é um tempo de descobertas que se caracteriza por profundas e abrangentes mudanças nos aspectos físicos e psicológicos, com repercussões individuais, familiares e sociais. É um momento de descoberta do próprio corpo, de novos sentimentos e prazeres. Uma das grandes preocupações da atualidade é a gravidez na adolescência. Sempre vista como um problema que deve ser solucionado, a gravidez na adolescência vem se mantendo e até crescendo nestes últimos anos.

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em dia. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.

Nosso trabalho vem ressaltar a grande importância dos familiares, da sociedade, dos programas assistenciais do governo, dos profissionais da saúde, principalmente psicólogos na ajuda de mães adolescentes, que nesse período de vida, além de passarem por todos os transtornos de uma adolescência, agora tem a responsabilidade de ser mãe. Iremos apresentar as causas e conseqüências da gravidez na adolescência, o papel do psicólogo e o que se pode fazer para evitar ou amenizar os danos provocados por uma gravidez precoce.

Desenvolvimento

Ao engravidar, a jovem tem de enfrentar, paralelamente, tanto os processos de transformação da adolescência como os da gestação. Isto, nesta fase, representa uma sobrecarga de esforços físicos e psicológicos tão grande que para ser bem suportada necessitaria apoiar-se num claro desejo de tornar-se mãe. Porém, geralmente não é o que acontece: as jovens se assustam e angustiam-se ao constatar que lhes aconteceu algo imprevisto e indesejado. Só este fato torna necessário que seja alvo de cuidados materiais e médicos apropriados, de solidariedade humana e amparo afetivo especiais. A questão é que, na maioria dos casos, essas condições também não existem. Muitas vezes, a dificuldade de contar o fato para a família ou até mesmo constatar a gravidez faz com que as adolescentes iniciem tardiamente o pré-natal, o que possibilita a ocorrência de complicações e aumento do risco de terem bebês prematuros e de baixo peso. Além disso, não é raro acontecer, em seqüência, uma segunda gravidez indesejada na jovem mãe. Daí a importância adicional do pré-natal como fonte segura de orientação.

Viver ao mesmo tempo a própria adolescência, cuidar da gestação e, mais tarde, do bebê, não é tarefa fácil. E a vida torna-se ainda mais difícil para a adolescente grávida que estuda e trabalha. Igualmente, essa situação não difere com relação ao jovem adolescente que se torna pai: ele se vê envolvido na dupla tarefa de lidar com as transformações próprias da adolescência e as da paternidade, que requerem trabalho, estudo, educação do filho e cuidados com a esposa ou companheira.

A atividade sexual na adolescência vem se iniciando cada vez mais precocemente, com conseqüências indesejáveis imediatas como o aumento da freqüência de doenças sexualmente transmissíveis (DST) nessa faixa etária, e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode terminar em aborto. Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, tanto a mãe adolescente quanto o recém-nascido poderão sofrer conseqüências tardias a longo prazo. A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações da gravidez e problemas de parto. Há inclusive quem considere a gravidez na adolescência como complicação da atividade sexual. Mas o que leva uma adolescente engravidar? A gravidez na adolescência possui vários fatores e está relacionada a uma série de aspectos que podem ser divididos em:

Fatores Biológicos

Que envolvem desde a idade do advento da menarca até o aumento do número de adolescentes na população geral. Sabe-se que as adolescentes engravidam mais e mais a cada dia e em idades cada vez mais precoces. Observa-se que a idade em que ocorre a menarca tem se adiantado em torno de quatro meses por década no nosso século. De modo geral se admite que a idade de ocorrência da menarca tenha uma distribuição gaussiana e o desvio-padrão é aproximadamente 1 ano na maioria das populações, conseqüentemente, 95% da sua ocorrência se encontra nos limites de 11,0 a 15,0 anos de idade (BEHLE, 1991).

Fatores de Ordem Familiar

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com