TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez e mudanças físicas

Projeto de pesquisa: Gravidez e mudanças físicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

A gravidez constitui-se num período de inúmeras mudanças na vida da mulher, em que a prática de atividades e exercícios físicos poderão auxiliá-la para uma melhor adaptação biopsicossocial, de forma mais tranqüila e com mais qualidade de vida. Neste ensaio pretende-se enfatizar e conhecer essas abordagens, procurando desmistificar alguns tabus relacionados à prática de atividades físicas e exercícios físicos para gestantes.

A ciência do comportamento humano descobriu novos rumos e com isso verifica a importância do estágio intra-uterino e da necessidade de um maior amparo durante a gestação. Uma gestante bem protegida pelo meio ambiente e ciente do desenrolar normal do parto transmite suas sensações de segurança e tranqüilidade para um novo ser. O educador físico, ao trabalhar com esta clientela, deve obter os conhecimentos e cuidados necessários para que possa orientar as atividades dentro dos padrões de qualidade e segurança, sendo necessário que se tenha plenos conhecimentos dos conceitos de gravidez, atividades e exercícios físicos, para então relacionar os temas e conduzir um programa de atividades adaptando-as às necessidades da futura mamãe. A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo as regras básicas de bom senso. Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas às atividades físicas. Neste Trabalho pretende-se enfatizar e conhecer essas abordagens , procurando desmistificar alguns tabus relacionados à prática de atividades e exercícios físicos para gestantes.

Gestação e Alterações físicas

Também conhecida como gravidez, a gestação consiste no estado em que se encontra uma mulher, correspondendo ao desenvolvimento do embrião, desde a fecundação até o parto, envolvendo diversas manifestações e modificações no organismo materno. Dentre essas se pode citar alterações de humor, aumento da freqüência cardíaca e do consumo de oxigênio, aumento do peso corporal, aumento uterino e da secreção hormonal e modificações posturais da coluna, entre outras.

“A gestação é a seqüência de eventos que normalmente inclui fertilização, implantação e crescimento embrionário e fetal, que termina no nascimento, cerca de 38 semanas mais tarde”.

A gravidez altera as funções e a estrutura do organismo materno, modificações significativas ocorrem no aparelho locomotor e, em conseqüência, aparecem os problemas circulatórios, posturais e musculoligamentares. Há o crescimento do útero e, com isso ocorre a transformação progressiva da forma, da posição e da função dos órgãos da cavidade abdomicopélvica. divide as semanas gestacionais em subperíodos: estágio germinal, o qual compreende a concepção, ou seja, a união do óvulo e espermatozóide, até implantação do embrião no útero; estágio embrionário, que tem início quando a implantação está concluída, continuando até que as estruturas de apoio estejam totalmente formadas e os principais sistemas de órgãos estejam em formação;o estágio fetal tem duração de sete meses e envolve um processo de aprimoramento de todos os sistemas de órgãos primitivos já existentes..

Conceituando atividade física

A gravidez produz inúmeras modificações no organismo feminino, fazendo com as gestantes sintam-se pouco atraentes, pesadas, com movimentos descoordenados.

A atividade física pode ser um fator importante na elaboração de uma imagem corporal favorável, facilitando a adequação às alterações que ocorrem nesse período, sendo a prática desta considerada extremamente benéfica, salvo em casos em que a gestação seja de risco.

Atividade física é qualquer movimento corporal que podemos realizar, em função de contração muscular e com gasto energético acima do basal. Assim, quando a mulher estiver caminhando em direção ao mercado ou dançando com seu marido ela está fazendo atividade física. É considerada a melhor relação entre movimento humano e saúde. Antes do início dos exercícios, a gestante deve passar por consulta de pré-natal para ser avaliada pelo obstetra. Após a realização dos exames ele poderá liberar ou não a prática de exercícios, que deverá ser realizada com a orientação de um profissional de Educação Física.

A relação entre gestação e atividade física

Em geral, a manutenção da atividade física regular durante a gestação auxilia a manter a mãe treinada e saudável, não causando danos ao feto em desenvolvimento e podendo facilitar o parto e destaca que:

as mulheres que já praticavam atividade física e nunca sofreram aborto espontâneo podem continuar as atividades após adaptação para seu novo estado. Já as sedentárias devem iniciar os exercícios após a décima segunda semana de gestação;

os exercícios podem ser continuados até o parto, embora seja necessário reduzir a intensidade aos poucos;

após o parto normal, as atividades podem ser retomadas depois de 40 dias. No caso de cesárea, o médico avalia cada caso:

Uma questão importante para a mulher interessada em continuar um programa de exercício após a concepção é quanto tempo deve esperar para iniciá-lo. Devido ao grande estresse fisiológico e psicológico do parto e às mudanças hormonais que a ele se seguem, geralmente recomenda-se que os exercícios intensos não sejam realizados antes de uma a duas semanas após o parto. Existem grandes diferenças individuais, e as regras mais lógicas a serem seguidas é o desejo da mãe em exercitarem-se a sua percepção das respostas fisiológicas quando da retomada dos exercícios.

a grávida possui limitações, as quais devem ser respeitadas durante as atividades;

a prescrição de exercícios deverá ser feita de forma individualizada, de acordo com a idade, forma física e estado de saúde da mulher, objetivando o bem-estar da gestante, bem com sua segurança e a do feto;

Algumas gestantes são aptas a tolerar exercícios mais intensos, enquanto outras devem se restringir somente a caminhadas;

a gestante não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com