TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos Funcionais

Exames: Grupos Funcionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

Os grupos funcionais apresentam reações características, motivo pelas quais serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. Algumas dessas mudanças não são fáceis de serem observadas, mas úteis num determinado instante particular. Com restrições adicionais, os testes de análise funcional devem ser realizados à pressão atmosférica e num intervalo de tempo relativamente pequeno.

A partir da evidência experimental acumulada, deduz-se o grupo funcional, ou os grupos funcionais, que provavelmente estão presentes na amostra desconhecida, e realizam-se os ensaios por meio de reagentes apropriados à classificação.

Utilizamos para a nossa determinação o teste de Lucas e Jones.

Para os Aldeidos e Cetonas realizou-se a reação dom iodofórmico e reagente de tollens, reação com dinitrofenilhidrazina.

3. PROCEMENTO EXPERIMENTAL 1

Teste de Lucas

Para o teste de Lucas, que foi realizado em capela, pois o reagente de Lucas contém HCL e ZnCl2. Pegou-se 3 (três) tubos de ensaio e colocou-se 3 gotas das amostras de n- butanol, sec-butanol e terc- butanol, respectivamente, em seguida adicionou-se 3 mL do reagente de Lucas a 26º

C, fechando o tubo rapidamente com uma rolha, deixando em repouso para observação, anotou-se os resultados.

Teste de Jones (oxidação de álcoois primários e secundários)

Pegou-se 3 (três) tubos de ensaio e acrescentou-se 5 gotas das amostra de Etanol, Isopropanol e Terc- butanol, respectivamente, em seguida acrescentou-se 2 gotas do reagente de Jones, observando os resultados no espaço de 2 segundos. anotou-se os resultados obtidos.

3.1. MATERIAIS E REAGENTE EXPERIMENTO 1

- Tubos de ensaio;

- Reagente de Lucas;

- Reagente de Jones;

- Rolhas;

- Pipeta;

- n-butanol;

- sec-butanol;

- terc-butanol;

- etanol;

- isopropanol;

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 2

Para a reação de 2,4 dinitrofenilhidrazina, colou-se 1 mL das substâncias N-butanol, cinamaldeído e acetona, respectivamente, em tubos de ensaio previamente determinados, em seguida adicionou-se 5 gotas de 2,4 dinitrofenilhidrazina, reservou-se para observação dos resultados.

Para a reação com iodofórmico, novamente acrescentou-se 5 gotas das substâncias de N-butanol, formol e acetona, respectivamente, em 2 mL de água, em tubos de ensaio previamente determinados, dando seguimento adicionou-se 2 mL de NaOH 5%, em seguida adicionou-se lugol, reservou-se para observação dos resultados.

Para a reação com reagente de Tollens, adicionou-se 5 gotas das substâncias de n-butanol, acetona e frutose, respectivamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com