TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupos de contas

Seminário: Grupos de contas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 1

O Balanço patrimonial é a principal demonstração contábil, que reflete a posição financeira de um determinado momento. O balanço patrimonial é destinado a evidenciar o patrimônio de uma empresa tanto quantitativo e qualitativo e o balanço tem que se apresentar em duas colunas o lado direito com o passivo e o patrimônio liquido, ou seja, as obrigações e do lado esquerdo o ativo que é os bens e os direitos.

Grupos de conta

No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

Ativo circulante: é composto de valores classificados dentro de contas e seu grau de liquidez decrescente de forma que o balanço possa reconhecer as disponibilidades imediatas.

Ativo não circulante:ativo realizável a longo prazo: classifica-se os bens e direitos realizáveis depois do termino do exercício social, ou seja serão convertidas em dinheiro após 360 dias da realização do balanço. Direitos (valores a receber) e obrigações (valores a pagar) com o vencimento a data posterior ao ultimo dia do exercício social.

No passivo, as contas serão classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade, nos seguintes grupos:

Passivo circulante:é conhecido como exigível a curto- prazo, toda a obrigação da empresa com terceiros dentro do exercício social. No momento de seu vencimento será exigido o efetivo pagamento, neste grupo são as obrigações com terceiros.

Passivo não circulante:neste grupo são as obrigações com terceiros que deverão ser liquidas com prazo superior a 360 dias. Como financiamento bancário.

Passo2

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais.

A demonstração do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais. Sua finalidade básica, portanto, é descrever a formação do resultado gerado no exercício, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo.

A DRE, como uma demonstração contábil obrigatória a todos os tipos societários, apresenta-se como de extrema utilidade aos acionistas, aos quotistas, aos bancos financiadores, aos investidores de ações e debêntures, aos trabalhadores, ao governo, à justiça, aos analistas contábeis e, também, aos administradores das empresas, que podem medir, através dela, sua eficiência e, quando necessário, alterarem a política dos negócios da empresa.

Com uma DRE bem elaborada, voltada aos usuários segundo seus interesses e que retrate a real situação da empresa será possível uma administração totalmente voltada para a eficiência e a competência e, por outro lado, maleável aos interesses dos usuários de maneira geral e isenta das interferências legais.

Passo 3

O fluxo de caixa é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa. Gerencialmente, é indispensável em todo o processo de tomada de decisões financeiras.

Fluxos de caixa: Método direto/ método indireto

Método direto Método indireto

As empresas relatam os fluxos de caixa das atividades operacionais diretamente, mostrando as principais classes de recebimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com