TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HANDEBOL

Dissertações: HANDEBOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  5.709 Palavras (23 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

O trabalho de pesquisa tem como caráter pedagógico o histórico, os fundamentos, a estrutura e as regras Fo Handebol. O Handebol é um esporte baseado no britânico futebol, o qual se aprimorou as regras ao jogo que temos hoje. Foi adaptado pelo alemão Karl Schelenz e com o tempo foi sendo modificada em termos de regras, quantidade de pessoas por time e estratégias.

No Brasil o esporte parece ter pouco espaço, porém consta-se que é mais praticado do que esportes como basquete e futebol, embora ainda não existam quadras específicas, é praticado por diversas pessoas. Infelizmente a seleção brasileira não conseguiu até hoje ganhar nenhuma medalha olímpica ou mundial de handebol.

O Handebol assim como os outros também poder ser chamado de esporte-base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar.

A criação

O verdadeiro “pai” do atual handebol foi o professor de educação física o alemão Max Heiser, que praticava com suas alunas em uma das principais avenidas de Berlim, em 1907, uma modalidade chamada de “torball”. Dois anos mais tarde, um compatriota de Heiser, Karl Schellenz, inventou um novo jogo, batizado de handball, inspirado no futebol.

Após a 1ª Guerra Mundial, o handebol ganhou popularidade e se converteu no esporte coletivo oficial da Alemanha. A primeira partida internacional foi disputada em 1925, entre uma equipe alemã e outra austríaca. Durante os Jogos Olímpicos de 1928, onze países fundaram a Internacional Amateur Handball Federation. As regras internacionais foram padronizadas em 1936.

Em 1933, a Alemanha conseguiu a inclusão do esporte nos Jogos de Berlim-1936. Na época, o handebol se jogava ao ar livre, com times de 11 jogadores, nos padrões do futebol. Quando a modalidade se popularizou no resto da Europa, foram propostas modificações significativas, sobretudo no norte do continente, devido às condições climáticas severas. A principal proposta incluía a disputa em quadras cobertas e a redução no número de jogadores. As duas versões (quadra e ar livre) conviveram com igual popularidade até o fim dos anos 60.

Em 1965, o Comitê Olímpico Internacional aprovou a disputa do handebol de quadra – com sete jogadores por equipe – para os Jogos de 1972, em Munique. A modalidade feminina foi incluída na Olimpíada seguinte, em Montréal-1976. Atualmente, a Croácia é a campeã olímpica no masculino. No feminino, a Dinamarca conquistou o tri em Atenas.

Fundamentos

O Handebol é mais uma das modalidades desportivas que o Velho Mundo nos enviou. Anteriormente, o handebol já apresentou grandes distinções em termos de preferência entre o que se chamou Handebol de campo e handebol de Salão. Hoje, a carência de locais no Brasil, ou melhor, a maior disponibilidade de quadras e não de campos, fez prevalecer o handebol de salão, que absorveu a prática da modalidade em todo País.

No início, quando o desporto foi introduzido no Brasil, foram creditados ao handebol de campo os méritos da organização oficial e do reconhecimento da modalidade como desporto oficial no Brasil. A primeira Federação de handebol foi a Federação Paulista e o primeiro campeonato oficial da modalidade, disputado no Brasil, ocorreu na cidade de São Paulo, não tendo sido, entretanto, certame estadual e sim um campeonato da capital. Atualmente, nem a própria Federação Paulista de handebol promove competições de handebol de campo. Conseqüentemente, a Confederação Brasileira de Handebol destina-se, também, exclusivamente, ao handebol de salão.

Essa modalidade do desporto foi, em nosso País, a que mais fez sentir a influência das competições estudantis. Daí, o handebol ganhou o povo e pela prática reiterada alcançou foros de desporto comunitário de alto nível. O handebol foi idealizado por um professor de educação Física, o alemão Karl Sshelenz que, procurando dar às suas classes femininas uma atividade alegre e movimentada, criou o handebol com base num jogo tcheco chamado “Azena”. Por volta de 1914, Berlim foi palco das primeiras disputas que se desenrolaram num campo de 40x20 metros. Depois passou a ser praticado por homens, por isso, foram modificadas algumas regras e aumentadas as dimensões do campo, passando para 40x80 metros, Mais tarde, as medidas foram igualadas às de um campo de futebol, já com onze jogadores, com a bola reduzida de tamanho, permitindo o manuseio com uma só mão. Isto proporcionou maior movimentação e satisfação na prática do jogo.

O handebol de salão tornou-se um esporte independente, com técnica e tática própria, suplantando o handebol de campo, que sofreu a concorrência do futebol, mais atraente e já implantado em todos os países do mundo.

O handebol veio para o Brasil por volta de 1930. Difundiu-se inicialmente em São Paulo onde, em 16 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol. Inicialmente, o handebol foi praticado por onze jogadores isoladamente, por grupos de colônias estrangeiras e por alguns clubes classistas e equipes de firmas comerciais. Mais tarde, este esporte obteve grande difusão nos meios estudantis, graças aos professores de educação física, que desenvolveram um trabalho de profundidade nas escolas primárias. Atualmente já se consolidou em grande numero de escolas secundárias e clubes.

Objetivo Geral:

• O principal objetivo deste projeto é sem dúvida, proporcionar uma melhor formação, enquanto seres humanos aos alunos/atletas, inseridos na sociedade, através da inclusão, por meio do esporte. Proporcionando um melhoramento das relações interpessoais e socializando, dentro dessa comunidade tão carente de recursos físicos, financeiros, educacionais, estruturais e outros.

• Estabelecer uma relação de compromisso entre universidade e comunidade, pela apresentação de uma postura ética, clara de ação e interesse frente à sociedade que a sustenta.

Objetivos Específicos:

• Produzir o entendimento do valor educacional do esporte, possibilitando o entendimento enquanto forma de representação, que o sujeito tem produzido historicamente no mundo e exteriormente pela expressão corporal;

• Apropriar se do handebol por meio educativo enquanto patrimônio cultural, a fim de assegurar o direito da prática esportiva aos moradores do bairro, e adjacências.

• Propiciar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com